Secretaria do Meio Ambiente treina brigadistas para a temporada de secas e queimadas no Distrito Federal

divulgação,inea

Ao todo, 95 voluntários serão capacitados para atuar no período de seca, entre julho e novembro deste ano

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O Governo do Distrito Federal juntamente com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) oferecem o primeiro curso de brigadista florestal nesta semana, de forma totalmente gratuita. Ao todo, serão capacitados 95 voluntários brigadistas para atuar no período de seca, entre julho e novembro deste ano. O objetivo é que a capital esteja amparada para evitar e combater qualquer tragédia florestal.

 

“No ano passado, lançamos o edital de contratação e tivemos muita dificuldade em encontrar profissionais capacitados. Passamos essa demanda ao governador Ibaneis Rocha e ao secretário de Meio Ambiente, Sarney Filho, e eles se mostraram preocupados com a questão. Por isso, resolvemos agir e prevenir de forma antecipada”, conta a coordenadora do Plano de Prevenção e Combate a Incêndio no Distrito Federal, Carolina Schubart.

 

O curso é aplicado pelos profissionais do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) que é a área especializada do Ibama, responsável pela prevenção e combate aos incêndios florestais, incluindo atividades relacionadas a campanhas educativas, treinamento e capacitação de produtores rurais e brigadistas. Com a alta procura, foi necessário que uma outra turma fosse formada. Por isso, as aulas da primeira turma iniciaram nesta segunda-feira (22). A segunda turma tem aulas a partir do dia 13 maio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

 

Disciplinas

 

Com duração total de 40 horas fracionadas em cinco dias, as disciplinas aplicadas são Organização da Brigada e Segurança, Manejo Integrado do Fogo, Equipamentos e Ferramentas, Comportamento do Fogo, Combate aos Incêndios Florestais e Técnicas de Queima Controlada e Desmobilização. Além disso, serão feitas aulas práticas. A ideia é capacitar o máximo possível de brigadistas para quando o edital de contratação do Ibram sair, os inscritos estejam preparados.

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Blitz educativa

 

Além disso, a Sema vai realizar uma blitz educativa, nesta sexta feira (26) de prevenção aos incêndios florestais no DF. A ação ocorrerá de 8h às 12h, na comunidade de Brazlândia, e vai contar com a parceria do Ibram, JBB, IBGE, ICMBio, Ibama, PRF, Secretaria de Saúde, Marinha, Corpo de Bombeiros, Aeronáutica e Administração Regional de Brazlândia.

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

dois × 3 =

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Send this to a friend