Leitura de Fevereiro – Noites de Sol de Bruno Brucis

Para o mês de fevereiro, a nossa leitura para conhecer mais autores e autoras de Brasília, foi o livro Noites de Sol do autor Bruno Brucis.

Sim, estamos no meio do mês e eu deveria ter falado sobre esta leitura no início do mês, me perdoem. Não foi por não ter terminado a leitura a tempo, longe disso, foi por questões profissionais, tenho o orgulho de dizer que fiz parte de uma parcela muito boa da movimentação literária no DF. Por conta disso atrasei as minhas impressões sobre o livro do Bruno Brucis.

Agora vou focar no que realmente é o assunto de hoje: porque você deve dar uma chance a este autor iniciante da nossa capital. E note que estou falando isso como um leitor que não faz parte do público alvo da obra “Noites de Sol”. Este livro é um Young Adult, ou como eu gosto de falar em tradução livre, Jovem Adulto. Um tipo de literatura voltada para o público entre os 14 e 24 anos. Para o público que esta na transição da adolescência para o início da vida adulta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Por conta desta classificação, somos apresentados a personagem Soraya, apelidada de Sol, que está vivendo seu último ano do ensino médio, período retratado em toda a narrativa do livro. Esta primeira obra de Bruno Brucis é recheada de dramas adolescentes, alguns clichês cansativos e outros necessários que precisam ser levados a rodas de debates, como a questão da gravidez na adolescência.

Por ser um livro voltado ao público Jovem Adulto, a narrativa já começa com o término de um namoro, somos apresentados a Sol já em crise e todo o drama que um adolescente pode ter nesta fase. Crises entre amigos, confusões em relacionamentos, muitos outros problemas familiares e como a amizade sincera pode ameniza-los.

Sei que por não ser o público alvo desta leitura, algumas questões que o tempo mostram que são triviais podem ter me cansado um pouco, mas tenho plena consciência que para o jovem ou a jovem que estão vivendo este turbilhão de sentimentos, acredito que este livro será um abraço quente.

A escrita do autor é simplesmente redonda, não tenho o que apontar que possa desapontar ou que possa atrapalhar a leitura. Bruno Brucis sabe o que está fazendo, o que quer contar e conta de maneira clara e sem enrolações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

A única coisa que me deixou um pouco desapontado foi a capa do livro, na capa temos uma menina magra, com tatuagem nas costas e o cabelo raspado. Destas três grandes características a única que é respaldada pela história é o cabelo raspado, coisa que a Sol faz logo no início da história, porem ela nos é apresentada como uma personagem um pouco acima do peso e em nenhum momento ela faz menção a uma tatuagem ou que pretende fazer. O capista infelizmente errou feio.

No mais, leiam. Estando na minha situação leia e relembre quando você fazia drama e tempestades exageradas. Ou leia e se sinta representado e veja que existe sim uma saída para todos os problemas. Para seu romance de estreia, Bruno Brucis está de parabéns.

Leitura de Março

Re+Começar de Jander Gomez

Roger é um jovem que saiu muito cedo de sua casa por medo de contar a sua mãe que era gay. Desde então, radicado em Brasília, estudou, se formou e casou-se com Renan. Alguns anos depois de casados, Renan sofre mal súbito e morre. Dois anos depois do trágico acontecimento, Roger ainda vive o luto de perder seu único e verdadeiro amor e decide reencontrar suas origens. Em 21 dias Roger entrará em um turbilhão de emoções que o levarão a descobrir sua identidade, seus anseios, e a possibilidade de viver um recomeço. Essa é uma história sobre um jovem que quer superar seus medos e recomeçar e de um garoto que quer amar esse jovem, mas tem medo de começar.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


BDF na Rede

         

Sobre o Colunista

Paulo Souza, 28 anos, produtor cultural, editor e escritor. Possui publicado o livro ‘Ponto para ler contos’ (Kindle, 2016) e participou da ‘Antologia Sombria’ (Empíreo, 2017) e vários contos disponíveis no blog Ponto Para Ler. É criador e editor chefe do Ponto Para Ler e seu respectivo canal no YouTube em parceria com a Animars Produções.
Nasceu e vive em Brasília, cidade que ama.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Outubro, 2018

Filtrar eventos

19out(out 19)19:0020(out 20)12:00Curso de Assessoria de Comunicação

19out23:0005:00Thalis & Welinton e Henrique & RuanShed Wetern Bar

19out(out 19)23:0020(out 20)05:00Baile da Pink com MC WM

20out13:0021:00Feira Festival do PastelParque da Cidade

20out23:0005:00SevennPink Elephant

21out13:0021:00Feira Festival do PastelParque da Cidade

PUBLICIDADE
X

Send this to a friend