Siga o Jornal de Brasília

Saúde e Bem Estar

Amamentação: Dicas para as mamães de plantão

Publicado

em

Amamentação: Dicas para as mamães de plantão

A pediatra Dra. Fernanda Catharino, lista algumas dicas essenciais para uma amamentação saudável e agradável tanto para as mamães quanto para os bebês

Um dos momentos mais esperados com a chegada do recém-nascido é a amamentação, período fundamental para o desenvolvimento saudável do bebê. Nessa época, tanto o cuidado com o pequeno quanto a proteção da mãe são extremamente necessárias. A pediatra Dra. Fernanda Catharino,  da Lansinoh Brasil, lista algumas dicas essenciais para uma amamentação efetiva, saudável e agradável para ambos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda exclusividade da amamentação materna até o sexto mês de vida do bebê. Após esse período, inicia-se então a introdução de sucos, papinhas e água. Porém, ao contrário do que muitos pensam, o leite materno é saudável e é recomendado pela OMS até os dois anos de idade.

Para garantir uma amamentação efetiva e prevenir a mãe de fissuras nos seios, a pega é muito importante. O ideal é que a boca do bebê esteja sempre em “forma de peixinho” e que a sucção não emita barulhos, pois isso indicaria que o pequeno está engolindo mais ar do que leite. Existem alternativas para facilitar esse processo como o apoio de mama em forma de “C”, não em “tesoura”, e pomadas que hidratam os seios e não prejudicam os bebês.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

O grande segredo para aumentar a produção de leite é fazer com que o corpo entenda que a demanda de leite está aumentando, então a produção precisa aumentar também. O jeito mais natural é alimentar o pequeno sempre que ele aparentar sentir fome. Pode-se também ordenhar o leite de forma manual ou através de bombas e evitar o uso de chupetas, mamadeiras e suplementação.

Às vezes, durante o processo da amamentação, ocorre o ingurgitamento ou empedramento do leite. Isso acontece e não é motivo para desespero. Através de massagens na região dos seios e da extração do leite em excesso, manualmente ou através de bombas, esse empedramento pode ser tratado.

O desmame é um dos momentos mais temidos pelas mães. No entanto, quanto mais natural for esse processo melhor para ambos. Ao introduzir outros alimentos na dieta do bebê, ele espontaneamente pulará algumas mamadas. Evite roupas que o leite tenha refluído e, se a idade permitir, sempre converse sobre o leite estar acabando e que a criança está crescendo.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼
Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta