Famosos procedimentos de bronzeamento por fitas necessitam de cuidados

Procedimentos de bronzeamento por fitas necessitam de cuidados

Exposição contínua ao sol pode causar queimaduras. Uso do protetor solar é importante

As tão desejadas férias têm como sinônimo, viagem, passeios e aproveitar a vida intensamente. Muitas mulheres aproveitam para buscar um bronze perfeito e, em alguns casos, determinados procedimentos podem ser nocivos à pele. Os bronzeamentos marcados por “fitas” podem causar maior penetração dos componentes da fita na pele e, por conta da exposição excessiva ao sol por longos períodos, podem causar queimaduras.

Para a médica dermatologista Ana Regina Trávolo, com essa exposição contínua podem ocorrer manchas tanto escuras quanto claras. “Entre as escuras podemos citar o melasma e as melanoses ou manchas senis. Entre as brancas, a mais comum é a leucodermia solar (popularmente chamada de sarda branca), que são diminutas manchas brancas que surgem nos antebraços e canelas de pessoas cronicamente expostas ao sol”, exemplifica.

Penetração dos componentes da fita na pele podem causar queimaduras
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Além disso, podem surgir lesões de câncer de pele, como o carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e o melanoma. Podem ainda ocorrer as queimaduras solares, a depender da sensibilidade individual da pessoa ao sol, resultando em desidratação aguda, o que acarreta risco à saúde.

A dermatologista alerta e orienta que o ideal é não fazer a exposição solar entre às 10h da manhã e 16h da tarde, horário com maior incidência de raios solares. Os produtos que são utilizados com o objetivo de acelerar o bronzeamento devem ser observados e verificados seus registros na ANVISA, visto que pode causar danos a pele. “Conhecer o produto também ajuda a verificar se a pessoa tem algum tipo de alergia aos seus componentes. Recomenda-se também utilizar protetor solar durante as sessões, principalmente em áreas nobres como a face, colo e dorso das mãos”, orienta.

Mesmo que esse procedimento de utilização do protetor solar retarde um pouco o resultado, é importante a utilização para minimizar os riscos de queimaduras solares e de manchas.

BDF na Rede

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Send this to a friend