Siga o Jornal de Brasília

Saúde e Bem Estar

Meio ambiente: descarte consciente de medicamentos

Publicado

em

Meio ambiente: descarte consciente de medicamentos

Farmácia de Brasília cria pontos de coleta de medicamentos vencidos

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje (5), é uma data que nos permite parar para pensar na responsabilidade de todos com relação ao meio em que vivemos. Se cada um de nós adotar um hábito de responsabilidade ambiental, é possível garantir mais preservação ao nosso planeta. O descarte correto de resíduos sólidos, como remédios, é um exemplo.

Em Brasília, a farmácia de manipulação Quality criou o Programa de Descarte Consciente, com pontos de coleta de medicamentos vencidos. Os produtos recolhidos são encaminhados a uma empresa especializada em incineração. A ideia surgiu durante a rotina da farmácia que, por lei, já é obrigada a incinerar os remédios que saem do prazo de validade. Os próprios clientes demandavam esse tipo de serviço.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Desde o início do ano, a Quality passou a estender essa prática à comunidade. A pessoa traz os remédios vencidos e os coloca nas caixas coletoras. O material é recolhido por um funcionário da farmácia. Uma vez por mês, a empresa de incineração retira cerca de 10 quilos em medicamentos. As embalagens que ficam em contato com o remédio também têm o forno como destino.

Oferecer aos clientes e à comunidade onde a farmácia está inserida esse tipo de serviço é uma forma de apostar e incentivar as pessoas a, cada vez, mais incluir na rotina diária ações ecológicas.
Flávia Ribeiro, proprietária da Quality.

Riscos de contaminação

O remédio descartado diretamente no lixo comum ou na rede de esgotos libera princípios ativos extremamente tóxicos que contaminam o meio ambiente, com prejuízo para o solo, nascentes e rios.

Riscos à saúde

Manter medicamentos vencidos em casa não é seguro. É preciso verificar regularmente se os produtos ainda estão dentro do prazo de validade. A ingestão de remédios fora do prazo de validade pode gerar efeitos nocivos ao organismo, podendo até mesmo, levar
à morte, em alguns casos. Por esse motivo, é importante estar atento e jogar fora o que não pode mais ser consumido. E fazer isso de forma ecologicamente correta.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Pontos de Coleta:

A farmácia Quatily tem duas unidades em Águas Claras. Anote aí o endereço e saiba onde descartar corretamente seus medicamentos vencidos.

  • Avenida das Araucárias, Lt. 1325, Lj. 19 Ed. Real Quality – Águas Claras – Brasília/DF
  • Avenida das Castanheiras Lt. 1310/1370 Lj. 12 Ed. Real Splendor – Águas Claras – Brasília/DF

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta