Política e Brasil
Bolsonaro conversa com Putin sobre importação da vacina Sputnik V

Publicado
2 semanas atrásem
Por
Redação BDF
O presidente Jair Bolsonaro conversou nesta terça-feira (6), por telefone, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Entre os assuntos tratados, está a aquisição de doses da vacina russa Sputnik V, produzida pelo Instituto Gamaleya. Presenciaram a conversa os ministros Carlos Alberto França (Relações Exteriores), Marcelo Queiroga (Saúde), Onyx Lorenzoni (Secretaria-Geral) e o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres.
“Acabei de receber um telefonema do presidente Putin. Um dos assuntos mais importantes que nós tratamos aqui é a possibilidade de nós virmos a receber a vacina Sputnik, daquele país. Logicamente dependemos ainda de resolver alguns entraves aqui no Brasil, e estamos ultimando contatos com as demais autoridades, entre eles a Anvisa, [sobre] como nós podemos efetivamente importar essa vacina”, disse o presidente em vídeo publicado nas suas redes sociais.
O presidente também destacou que, caso tenha aprovação para uso no Brasil, a vacina russa pode vir a ser fabricada no país, sob responsabilidade da farmacêutica União Química.
Em fevereiro, o Ministério da Saúde anunciou a dispensa de licitação para aquisição de 10 milhões de doses do imunizante russo, ao custo de R$ 639,6 milhões.
Na conversa, os dois presidentes também acertaram o envio de uma equipe da Anvisa à Rússia, para inspecionar as instalações de produção da Sputnik V e de seus insumos. Ainda esta semana, diretores da Anvisa também devem receber o embaixador da Rússia no Brasil, Alexey Labetskiy, para discutir formas de acelerar a importação do imunizante.

Mais de 1 bilhão de m² de área roçada na capital

Padre Fábio de Melo faz 50 anos e recorda morte da mãe há 7 dias por Covid

Abertas inscrições para 15a edição do Festival Brasil Sabor

Restaurantes do Pontão apostam em ações e pratos especiais para a Semana Santa

Conheça as modelos que mais faturam durante a pandemia

Composição da CPI alerta governo e Planalto tenta adiar funcionamento

Contratação para gestão de hospitais de campanha são prorrogadas por 48h

Covid: DF atinge marca de 361.023 pessoas infectadas pela doença

DF vacina 8 mil pessoas nesta terça-feira (13)
