Política e Brasil
Mourão defende ‘freios’ em Bolsonaro se presidente colocar o país em risco

Publicado
3 meses atrásem
Por
Redação BDF
O vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão (PRTB), falou sobre a possibilidade de Jair Bolsonaro (sem partido) sofrer um processo de impeachment. Ele afirmou que o presidente cometeu erros, mas não acredita que seja necessário tirá-lo do poder.
“Se você botar numa coluna do nosso governo, você vai ver que teve mais acertos do que erros. Teve erros, que são sobejamente conhecidos. Mas vamos olhar, por que vamos fazer o impeachment? Vai chegar daqui ao ano que vem. E, se o governo dele não for bom, ele não será reeleito, caso seja candidato à reeleição”, disse Mourão em entrevista ao jornal Valor Econômico.
Mourão disse que Bolsonaro não representa uma ameaça institucional contra a democracia, mas ressaltou que um presidente que coloque o país em risco “tem que ser parado”.
“É óbvio que se um presidente colocar em risco a integridade do território, a integridade do patrimônio, o sistema democrático e a paz social do país, ele tem que ser parado pelo sistema de freios existente.”
Mourão criticou a “politização” da vacina contra a covid-19, tanto por parte do governo federal quanto do governador de São Paulo, João Doria (PSDB). O vice-presidente lembrou que sempre admitiu a possível compra da Coronavac, mesmo quando Bolsonaro queria vetar a negociação, e disse que pode interceder para facilitar a importação de insumos chineses, tanto para Coronavac quanto para a vacina de Oxford.
“Estamos aguardando. Dentro de um gerenciamento de crise, você vai escalando conforme as cartas vão se esgotando. A partir do momento em que isso aí não avançar, por meio do mecanismo da Cosban, eu vou contatar o meu contraparte que é o vice-presidente Wang Qishan para que a gente avance nisso”, prometeu Mourão, que disse não acreditar que a China esteja fazendo uma retaliação política. O país asiático foi alvo de ataques diretos e falsos por parte da família Bolsonaro durante a pandemia.


Mais de 1 bilhão de m² de área roçada na capital

Abertas inscrições para 15a edição do Festival Brasil Sabor

Padre Fábio de Melo faz 50 anos e recorda morte da mãe há 7 dias por Covid

Conheça as modelos que mais faturam durante a pandemia

Restaurantes do Pontão apostam em ações e pratos especiais para a Semana Santa
Receita adia o prazo de entrega da Declaração de Imposto de Renda

GDF vai contratar 250 profissionais de saúde para o combate à covid-19

Queiroga afirma que vacinação contra covid-19 será anual: “Certeza absoluta”

PCDF em luto: mais dois policiais morrem por complicações da Covid-19
