Siga o Jornal de Brasília

Política e Brasil

Reino Unido pode encerrar livre-circulação em 2019

Publicado

em

LONDRES – A livre-circulação de europeus pelo Reino Unido será encerrada em março de 2019, disseram hoje (31) porta-vozes da primeira-ministra britânica, Theresa May.

Esta é uma das mudanças que mais preocupa quem vive ou trabalha no Reino Unido desde que o país aprovou a sua saída da União Europeia (UE), no chamado “Brexit”. O tema também tem gerado polêmica dentro do governo de May, que se dividiu nas propostas apresentadas para regular o trânsito de cidadãos europeus pelo Reino Unido depois que o país se dissociar completamente da UE.

Uma proposta prévia da secretária do Interior, Amber Rudd, apresentava um período transitório de três anos, após a conclusão das negociações sobre o Brexit, durante o qual os cidadãos pudessem circular livremente pelos territórios. A ideia, no entanto, foi duramente criticada pelo secretário de Comércio Internacional de Londres, Liam Fox, que acusou o gabinete de May de o deixar fora das decisões sobre o Brexit.

Além disso, o ministro das Finanças, Philip Hammond, também criticou a proposta. Em entrevista ao jornal francês “Le Monde”, ele disse que o país não iria se transformar em um paraíso fiscal após o Brexit. Já os líderes europeus exigem que o Reino Unido cumpra os acordos e respeite a livre circulação de pessoas, de capital e bens e serviços durante toda a fase de negociações.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

ANSA

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta