Temer encontra presidente de Portugal e vai a funeral de Mário Soares em Lisboa

O ex-presidente José Sarney participou do encontro entre mandatários na capital portuguesa; ele, Gilmar Mendes e Padilha são parte da comitiva

Temer se encontrou com o presidente de Portugal antes de ir ao velório de Mário Soares

O presidente da República Michel Temer (PMDB) se encontrou o de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, na manhã desta terça-feira (10), em Lisboa. A viagem do peemedebista à capital portuguesa tem como objetivo a presença dele nas cerimônias fúnebres em homenagem ao ex-presidente português Mário Soares, que morreu no último sábado (7), aos 92 anos. Soares estava internado há quase um mês no Hospital da Cruz Vermelha em Lisboa.

Temer chegou em Lisboa na madrugada desta terça-feira (10), por volta das 3h. Participam da comitiva brasileira o ex-presidente José Sarney, o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o subsecretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Fernando Simas Magalhães.

Sarney também participou do encontro com o presidente português. Na reunião, com duração de 30 minutos, Temer afirmou que foi ao país para levar as condolências de todo o povo brasileiro.

“Mário Soares intensificou enormemente as relações com nosso país, tanto que fez amizade com presidentes do nosso país, como Sarney e Fernando Henrique Cardoso, de quem era grande amigo e com quem chegou até a publicar um livro de diálogos. O nosso gesto serve para reforçar as ligações entre Portugal e Brasil, enaltecida pela figura do grande português Mário Soares”, afirmou Temer.

Após a reunião, outros chefes de Estado se juntam aos presidentes Temer e Marcelo Rebelo para ir ao Mosteiro dos Jerônimos, onde o corpo de Mário Soares está sendo velado. As últimas homenagens serão prestadas por volta das 13h, com depoimentos do presidente português e dos filhos de Mario Soares, João e Isabel.

Divulgação/ Palácio do Planalto

Fonte: Último Segundo – iG

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

12 + sete =

Mais lidas

Send this to a friend