Ministros participam de força-tarefa contra Aedes aegypti em São Paulo

Os ministros Mendonça Filho, da Educação, Alexandre Moraes, da Justiça e Cidadania, Gilberto Kassab, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e o governador Geraldo Alckmin participaram hoje (2) de força-tarefa para combater o mosquito Aedes aegypti na capital paulista.

Fernanda Cruz

Repórter da Agência Brasil

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Eles estiveram na Escola Estadual Alcides da Costa Vidigal, no Jardim Peri Peri, zona sul, onde assistiram à apresentação de alunos. Segundo o governador, a vacina tetravalente contra a dengue, elaborada pelo Instituto Butantã, está na última fase, a clínica. “Temos que vacinar 17 mil pessoas, já foram vacinadas 3,1 mil, chegamos a quase 20% da meta”, disse.

As ações de prevenção da força-tarefa começam hoje em todo o Brasil, com atividades integradas e simultâneas, em articulação com prefeituras e governos estaduais. Militares das Forças Armadas, agentes de saúde e de defesa civil também estarão nas ruas para o enfrentamento à doença.

O mosquito Aedes aegypti é transmissor da dengue, zika e chikungunya. De acordo com o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti deste ano, realizado pelo Ministério da Saúde, 28 cidades paulistas estão em alerta contra a dengue, chikungunya e zika e 344 estão em situação satisfatória. Em todo o país, 855 cidades estão em situação de risco.

O governador destacou que, enquanto a vacina não chega à população, o único caminho para evitar a doença é combater o mosquito. Com a mobilização, as sextas-feiras serão dedicadas em todo o país à procura por focos da dengue.

O secretário estadual de Saúde, David Ewerson Uip, informou que a dengue preocupa mais a cada ano, apesar do avanço. “Temos números que mostram que as medidas adotadas no ano anterior foram eficientes. Com essa diminuição de 80% do número de casos de mortos e de 76% do número de casos, são números muito altos”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 
Edição: Maria Claudia

Send this to a friend