Siga o Jornal de Brasília

Internacional

Começa segundo julgamento político contra Trump no Senado dos EUA

Trump é o primeiro presidente a ser submetido a dois julgamentos políticos, após ter sido absolvido em 2020 das acusações de abuso de poder

Avatar

Publicado

em

O Senado dos Estados Unidos iniciou, nesta terça-feira (9), o histórico processo contra o ex-presidente Donald Trump – o segundo julgamento político contra ele – baseado nas acusações de “incitação à insurreição” pelo seu papel no violento ataque ao Capitólio.

Trump é o primeiro presidente a ser submetido a dois julgamentos políticos, após ter sido absolvido em 2020 das acusações de abuso de poder, e também é o primeiro presidente a ser processado depois de ter deixado o poder.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

“As evidências da conduta do presidente Trump são avassaladoras. Ele não tem desculpa ou defesa válida para suas ações. E seus esforços para escapar da responsabilidade são totalmente inúteis”, dizem os democratas. “Ele violou seu juramento e traiu o povo americano. Seu incitamento à insurreição contra o governo dos EUA – que interrompeu a transferência pacífica de poder – é o crime constitucional mais grave já cometido por um presidente “

A manifestação foi uma resposta à defesa do republicano, apresentada ontem. Os advogados de Trump alegam que o impeachment de um presidente fora do cargo é inconstitucional e acusam os democratas de montarem um “teatro político”. Ainda segundo a defesa de Trump, ele não orientou os extremistas que atacaram o Congresso e não tem culpa por ter falado que seus apoiadores deveriam “lutar como o inferno” contra o resultado da eleição.

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *