Siga o Jornal de Brasília

Internacional

Biden assume presidência dos EUA; Trump se despede antes da cerimônia

Publicado

em

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, enfim, assumiu o cargo nesta quarta-feira (20). Ao meio-dia (14h de Brasília), o país passou pela troca de comando.

“É um novo dia nos Estados Unidos”, escreveu Biden no Twitter poucos minutos após o presidente Donald Trump deixar a Casa Branca para sua residência na Flórida.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Derrotado nas últimas eleições, Donald Trump deixou a Casa Branca antes da chegada de Biden, quebrando uma tradição de mais de 150 anos. A ex-primeira-dama Melania Trump estava ao lado do agora ex-presidente.

Embora não tenha aguardado a chegada de Biden para se despedir, Trump deixou uma carta para seu sucessor. A informação foi levantada pela agência AFP. Não se sabe o teor da carta.

Trump ainda prometeu retornar “de alguma forma” antes de embarcar no Air Force One com destino à Flórida. “Foram quatro anos incríveis”, disse Trump em breves comentários a assistentes, simpatizantes e membros de sua família reunidos na base de Andrews, nos arredores de Washington. “Voltaremos de alguma forma.”

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Discurso

Biden discursou à nação, prometeu lutar por todos e pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da covid-19. “Vou lutar pelos que me apoiaram e pelos que não me apoiaram. Neste dia de janeiro, minha alma inteira está dedicada a unir nossa nação”, declarou o democrata. “Com união, podemos fazer grandes coisas. Podemos superar o vírus mortal”, seguiu, em referência ao novo coronavírus, que já matou mais de 400 mil cidadãos americanos.

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta