Índia tem em dois dias 55 milhões de peregrinos a festival religioso

Divididos em dois dias, 55 milhões de peregrinos hinduístas efetuaram as suas abluções nos rios sagrados do norte da Índia por ocasião do Kumbh Mela, a maior peregrinação do planeta, anunciaram os organizadores neste terça-feira (5)

Uma multidão mergulhou no domingo e na segunda-feira na confluência do Ganges e do Yamuna em Allahabad (estado de Uttar Pradesh, norte) por ocasião da lua nova, data considerada como o dia de melhor agouro do festival. Para os fiéis, fazer as abluções neste local permite se purificar de seus pecados e se aproximar da salvação.

“Cerca de 55 milhões de pessoas vieram ao Kumbh nos dois dias que levam a Mauni Amavasya”, a lua nova, declarou à AFP Rajiv Kumar Rai, um responsável do Kumbh Mela.

Para chegar a esta enorme cifra, as autoridades locais dizem ter observado a maré humana do ar.

“Não damos cifras por dar. Nossos cálculos são baseados em observações com câmeras colocadas em drones e de helicópteros”, explicou Rai.

“Calculamos a distância das margens e as estradas que levam a elas e, considerando a densidade da multidão e o espaço mínimo ocupado por uma pessoa, estimamos esses números”, indicou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Desde o início do festival, em meados de janeiro, cerca de 120 milhões de peregrinos passaram pelo local de 45 km2, onde foram montadas tendas.

O Kumbh Mela neste ano eleitoral tem um tom muito político por impulso dos nacionalistas hindus.

Os nacionalistas estão no poder a nível federal, bem como neste estado pobre, o mais populoso da Índia, com 220 milhões de habitantes.

No lugar estão onipresentes as fotos do primeiro-ministro, Narendra Modi, e do chefe do governo de Uttar Pradesh, o monge radical Yogi Adityanath.

O Kumbh Mela, que ocorre por turnos em quatro cidades, foi classificado como patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco em 2017.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

12 + 13 =

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Send this to a friend