Ex-chefe campanha de Trump compartilhou pesquisas com ucranianos

Os ucranianos pró-russos Serhiy Lyovochkin e Rinat Akhmetov teriam pagado a Manafort milhões de dólares durante anos.

Dois oligarcas ucranianos foram os destinatários das pesquisas que Paul Manafort, ex-diretor de campanha de Donald Trump, admitiu ter compartilhado com um cidadão russo antes da eleição presidencial de 2016 – informou a CNN, citando uma fonte ligada ao caso.

Esses pagamentos aparentemente pararam de ser feitos em 2015, mas Manafort escreveu para seu contador em agosto de 2016, indicando que esperava receber 2,4 milhões de dólares por um trabalho relacionado à Ucrânia, de acordo com documentos judiciais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Um porta-voz de Manafort negou à CNN que o fornecimento de informações eleitorais correspondesse ao pagamento que ele esperava receber, ressaltando que isso se devia a dívidas antigas anteriores à campanha de Trump.

A CNN destacou, porém, que a situação demonstrava que Manafort tinha interesse em obter dinheiro de um país estrangeiro durante a campanha de Trump.

De acordo com a emissora, Akhmetov é um dos homens mais ricos da Ucrânia e financiou o Partido das Regiões, um apoiador de Moscou.

Lyovochkin era um alto funcionário do governo do ex-presidente pró-russo Viktor Yanukovych.

Manafort admitiu no tribunal ter compartilhado a pesquisa com o conselheiro político russo Konstantin Kilimnik, suspeito de estar ligado aos serviços de Inteligência de Moscou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Até então desconhecida, essa acusação acrescenta um novo elemento à investigação liderada pelo promotor especial Robert Mueller, que expôs a existência de múltiplos elos entre a campanha de Donald Trump e a Rússia.

Manafort, de 69 anos, já foi condenado em um processo movido por Mueller, e se declarou culpado em outro caso, por crimes financeiros relacionados a seu trabalho na Ucrânia antes da campanha eleitoral de 2016, assim como por adulteração de testemunhos.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

14 − três =

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Send this to a friend