Siga o Jornal de Brasília

Internacional

Japão dá bolsas de estudo para brasileiros (não precisa falar japonês)

Publicado

em

A primeira coisa que vem à mente quando pensamos em Japão é tecnologia. Não à toa, boa parte das bolsas disponíveis para estrangeiros que queiram estudar no país são nesta área.

Mas não apenas: há oportunidades para quem deseja estudar ciências humanas, Direito e até economia. Para apoiar estudantes que desejam embarcar para o país, em parceria com a Embaixada do Japão no Brasil, o governo japonês oferece as bolsas MEXT (do Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão).

Todas as bolsas MEXT garantem, além da isenção das anuidades dos cursos, também passagem de ida e volta para o país, curso de língua japonesa e um valor para manutenção do estudante no país – que pode variar entre 3 e 5 mil reais mensais.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

As candidaturas devem ser feitas através dos consulados ou embaixadas do Japão no Brasil (localizados nas cidades de São Paulo, Belém, Recife, Curitiba, Brasília, Rio de Janeiro, Manaus e Porto Alegre) ou através de recomendação das universidades japonesas. Os pré-requisitos variam para cada modalidade, mas brasileiros que possuam dupla nacionalidade japonesa não são elegíveis para estas bolsas.

Confira as modalidades de bolsas oferecidas e veja qual se encaixa melhor com o seu perfil. Algumas delas estão com inscrições previstas para maio e junho de 2018. Mais detalhes sobre as inscrições das bolsas MEXT e os requisitos estão disponíveis no site Study in Japan.

Bolsas MEXT: Confira as modalidades

Pesquisa e Pós-Graduação

Inscrição:  2 a 29 de maio

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Com duração de 2 ou 3 anos, o programa é voltado a jovens de até 34 anos que desejem realizar pesquisas em universidades japonesas. Oferece a oportunidade de cursar mestrado e/ou doutorado, caso o estudante seja aprovado no exame de admissão da instituição de ensino. É necessário possuir graduação completa ou estar no último ano de graduação, comprovar proficiência em inglês ou japonês e apresentar projeto de pesquisa. Inclui curso de língua japonesa nos seis primeiros meses do programa.

Graduação

Inscrição:  de 21 de maio a 18 de junho

Voltado para estudantes com ensino médio completo que desejam fazer a graduação em uma universidade japonesa, nas áreas de ciências naturais, sociais e humanas. A duração é de cinco anos, e, para ser admitido, é necessário ter entre 17 e 21 anos de idade e apresentar bom domínio da língua inglesa ou japonesa.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Escola Técnica

Inscrição:  de 21 de maio a 18 de junho

A Escola Técnica no Japão oferece cursos em diversas áreas da engenharia e ciências tecnológicas, com alto nível de excelência. Essas bolsas MEXT têm duração de quatro anos, exigem ensino médio completo e bom domínio da língua inglesa ou japonesa.

Curso Profissionalizante

Inscrição:  de 21 de maio a 18 de junho

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

De curta duração, as escolas profissionalizantes oferecem cursos de até 3 anos em áreas específicas, como nutrição, administração e tecnologia, visando a inserção rápida de jovens no mercado de trabalho. Entre os pré-requisitos estão ter entre 17 e 21 anos, ensino médio completo e bom domínio de inglês ou japonês.

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta