Siga o Jornal de Brasília

Internacional

May encontra líderes empresariais da UE em meio a tensões do Brexit

Publicado

em

A primeira-ministra britânica, Theresa May, encontrou líderes empresariais da UE preocupados com o Brexit nesta segunda-feira (13), após a divulgação de uma carta secreta de dois ministros instruindo-lhe sobre como gerenciar a separação do bloco.

No memorando vazado dos secretários de Exteriores, Boris Johnson, e de Meio Ambiente, Michael Gove, dois importantes partidários do Brexit, disseram a May para garantir o apoio de outros ministros ao processo “esclarecendo suas mentes”.

“Estamos profundamente preocupados de que em algumas setores do governo, os preparativos atuais não avançam com energia suficiente”, escreveram, de acordo o jornal Mail deste domingo.

A carta, intitulada “Saída da UE – Próximos passos”, afirma que o fracasso na preparação para uma negociação do Brexit sem acordo “nos deixaria desamparados em 2021” – ao fim de um possível período de transição.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Os empresários alertaram que serão forçados a ativar planos de contingência – alguns dos quais envolvem realocar parte de suas operações para a União Europeia continental – se a incerteza em torno do Brexit persistir.

“Essa é uma reunião importante porque a urgência que é compartilhada por empresas em toda a Europa está crescendo a cada dia”, disse Carolyn Fairbairn, diretora da Confederação da Indústria Britânica, antes da reunião com May em seu escritório na Downing Street.

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta