Siga o Jornal de Brasília

Internacional

ONU condena novo teste balístico da Coreia do Norte

Publicado

em

Coreia do Norte lança novo míssil, que sobrevoa o Japão e cai no Pacífico

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, qualificou nesta sexta-feira (15) como “manifesta violação” das resoluções do Conselho de Segurança o novo teste balístico feito pela Coreia do Norte. A informação é da Agência EFE.

O lançamento foi feito na noite de ontem (14), do aeroporto de Pyongyang, a capital norte-coreana. O míssil sobrevoou a ilha japonesa de Hokkaido e caiu 20 minutos depois em águas do oceano Pacífico, a cerca de 2 mil quilômetros do território nipônico.

Por meio do seu porta-voz, Guterres condenou o lançamento e pediu aos líderes do regime norte-coreano que parem com essas práticas.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

“Esta manifesta violação das resoluções do Conselho de Segurança se produz dias depois que a Coreia do Norte fez seu sexto teste nuclear”, lembra o comunicado.

Na nota, Guterres faz um apelo ao regime de Pyongyang para que aceite “o reatamento de um diálogo sincero sobre a desnuclearização” na região.

O comunicado informa que o tema será analisado por Guterres durante as reuniões que ocorrerão nas Nações Unidas na próxima semana, por ocasião do debate anual de alto nível da Assembleia Geral.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Pouco após saber do novo lançamento, o Conselho de Segurança anunciou a convocação de uma reunião de urgência para hoje, com o objetivo de fazer consultas a portas fechadas.

O novo desafio norte-coreano ocorreu depois que, na segunda-feira passada (11), o conselho aprovou novo pacote de sanções econômicas contra o regime, pelo teste nuclear do último dia 3 de setembro.

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *