Siga o Jornal de Brasília

Internacional

Turquia expulsa ‘vacas holandesas’ em plena crise diplomática

Avatar

Publicado

em

A associação de produtores de carne vermelha turca ordenou a consignação de gado holandês para que seja reenviado à Holanda, afirmando que já não deseja criar este gado, devido à crise diplomática entre os dois países.

Bulent Tunc, à frente da associação de produtores de carne, disse à imprensa turca que esta consignação simbólica de 40 bovinos da raça Holstein Friesian já estava sendo enviada à Holanda.

“O gado Holstein era muito comum em nosso país. Mas esta raça está começando a provocar sérios problemas”, disse à agência Anadolu.

“No futuro não queremos mais animais da Holanda. O primeiro lote de Holsteins já foi carregado e os enviaremos de volta”, acrescentou.

O responsável também opinou que a Turquia deveria começar a se focar em criar seu próprio gado. “Temos nossas próprias crias de qualidade”, disse.

Tunc afirmou posteriormente ao jornal Hurriyet que uma manada simbólica de 40 bovinos foi carregada e enviada à Holanda a partir de uma produção do oeste da província de Canakkale.

“Se não os aceitarem de volta, então distribuiremos os cortes depois de terem sido abatidas”, acrescentou.

Turquia e Holanda atravessam sua crise diplomática mais explosiva depois que Haia impediu a entrada no país de ministros turcos que deveriam participar de comícios a favor do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e seu referendo de 16 de abril sobre a reforma constitucional que concede maiores poderes à figura presidencial.

A Turquia suspendeu as relações de alto nível com a Holanda e bloqueou a entrada do embaixador holandês.

O governo de Erdogan acrescentou que pode impor sanções econômicas contra a Holanda, um sócio e investidor chave. Mas não forneceu mais detalhes sobre este ponto.

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *