Siga o Jornal de Brasília

Internacional

Turquia e Rússia fazem acordo para cessar-fogo na Síria

Avatar

Publicado

em

Acordo deverá entrar em vigor à meia-noite e deve se estender por toda o país, segundo a agência turca.

Turquia e a Rússia fizeram um acordo de cessar-fogo por toda a Síria que deverá entrar em vigor à meia-noite, segundo afirmou a agência turca Anadolu nesta quarta-feira (28).

O plano visa estender o cessar-fogo, já instaurado em Aleppo, por todo o país, mas exclui os “grupos terroristas”, disse a agência.

Se for bem sucedido, servirá como base para as negociações políticas entre o regime sírio e a oposição que Moscou e Ancara querem organizar em Astana, capital do Cazaquistão.

EUA

Em setembro, começou a valer o acordo para cessar-fogo na Síria, anunciado por Estados Unidos e Rússia na sexta-feira (9) – e aprovado pelo governo sírio.

Na ocasião, o secretário de Estado americano, John Kerry, e o ministro russo das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, que apoiam lados opostos na guerra, anunciaram a trégua durante uma reunião em Genebra, na Suíça, com o objetivo de encontrar uma solução política para a crise da Síria. O país vive em guerra há cinco anos e já registrou mais de 290 mil mortes neste período.

Os EUA apoiam os rebeldes moderados e curdos que lutam na Síria, além de liderar a coalização internacional que bombardeia alvos do Estado Islâmico no país. A coalização liderada pelos EUA defende o fim do regime do presidente Bashar al-Assad.

A Rússia, por sua vez, é aliada do governo sírio. Mas tanto a Rússia quanto os EUA têm um alvo em comum: os extremistas do Estado Islâmico. O EI perdeu um terço de seus territórios, conquistados em 2014: agora controla apenas 20% do Iraque e 35% da Síria, um total de 150.000 km² habitados por 4,5 milhões de pessoas.

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *