Siga o Jornal de Brasília

Internacional

Comércio domina agenda da próxima cúpula do Brics, na Índia

Avatar

Publicado

em

No evento, as autoridades aduaneiras dos países-membros vão firmar um acordo para criar “canais de comunicação mais ágeis entre autoridades aduaneiras para ajudar na fluidez comercial”

France Presse

Os países do Brics vão ativar mecanismos para dinamizar o comércio interno na próxima cúpula do grupo, que acontece este mês na Índia – informaram fontes do governo brasileiro nesta quarta-feira (5/10).

No evento, as autoridades aduaneiras dos países-membros vão firmar um acordo para criar “canais de comunicação mais ágeis entre autoridades aduaneiras para ajudar na fluidez comercial”, disse à imprensa em Brasília o diretor de Assuntos Inter-Regionais do Itamaraty, Kenneth da Nóbrega.

Os presidentes de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (Brics) farão sua oitava cúpula em 15 e 16 de outubro, no estado indiano de Goa. Juntos, os países do Brics representam 40% da população mundial e o quinto PIB do planeta. A cooperação entre eles começou em 2006.

Na cúpula da Índia, também serão assinados acordos em matéria de agricultura e de meio ambiente, e os ministros das Finanças vão discutir aspectos técnicos do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB). A instituição foi fundada pelos membros do bloco recentemente e “já é uma realidade”, apontou Nóbrega.

Tendo como objetivo financiar grandes obras de infraestrutura, o Banco aprovou em abril seus primeiros empréstimos, no valor total de US$ 811 milhões, destinados a projetos de energias renováveis em quatro de seus países-membros.

A entidade tem sede em Xangai e foi criada como uma alternativa aos organismos multilaterais de crédito, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial.

O grupo Brics realiza cúpulas anuais desde 2009. A última aconteceu na cidade russa de Ufá, em julho de 2015.

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *