Siga o Jornal de Brasília

Grande Brasília

RENOVADF já recuperou 130 espaços públicos e formou mil alunos

Publicado

em

Morador do Recanto das Emas, Marconi Neri da Costa, 24 anos, estava à toa em casa quando visualizou uma notícia nas redes sociais do Governo do Distrito Federal que lhe chamou a atenção. Era a hora de fazer um curso profissionalizante oferecido pela Secretaria de Trabalho, o RENOVADF, que, desde junho deste ano, mudou a realidade de muitas pessoas no DF.

Trata-se de projeto de qualificação profissional e social nas áreas de jardinagem e construção civil, com oportunidade de entrar no mercado de trabalho, desenvolvendo o que aprenderam, recuperando vários espaços públicos.

“Eu não estava fazendo nada mesmo e como já participo de um grupo voluntário no Recanto das Emas, que ajuda a cuidar de espaços públicos da cidade, achei uma boa fazer o curso”, conta o jovem. “São aulas que agregam muito valor, o aprendizado é grande e é tudo na prática, lidando com a parte de solda, elétrica, carpintaria, pintura e construção mesmo”, detalha Marconi.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Atualmente em sua terceira fase, o programa está em Arniqueira e no Itapoã, com 36 obras em andamento. Nessa terça-feira (16) o projeto seguirá para o Guará, Águas Claras e Estrutural.

O RENOVADF  já reconstruiu ou reparou cerca de 130 áreas de lazer de Ceilândia, Samambaia e São Sebastião. Só na primeira etapa do projeto foram 92 espaços reformados e outros 38 no segundo módulo. Nesse terceiro ciclo, 750 alunos receberão cursos práticos ministrados pelo Senai.

“Estou aprendendo várias profissões novas, aprendendo coisas que não tinha nenhuma noção, como mexer com instalações elétricas ou pintar”, conta Marconi, com a experiência de quem já participou da recuperação de dois parquinhos e duas quadras esportivas em  Arniqueira.

“Posso sair desse curso e já trabalhando, o que é muito importante e animador nesse momento que estamos vivendo”, diz, referindo-se à pandemia.

Agência Brasília

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Continue lendo
Publicidade