Siga o Jornal de Brasília

Grande Brasília

Definida gestão do Hospital Veterinário para os próximos cinco anos

Publicado

em

Como lidar com um cãozinho ciumento

O Instituto Brasília Ambiental, por meio da Comissão de Seleção e Habilitação, divulgou no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira (22) o resultado final do processo de seleção da Organização da Sociedade Civil (OSC) que dá continuidade à operação do Hospital Veterinário Público do Distrito Federal (Hvep). A vencedora do edital público foi a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa – SP).

De acordo com a comissão de seleção da autarquia ambiental, a Anclivepa – SP deve apresentar a documentação de habilitação no prazo de cinco dias após a publicação do resultado definitivo. O novo termo de colaboração terá duração de 60 meses (cinco anos), e o valor estimado para execução é de R$ 43,2 milhões.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Os recursos da parceria serão repassados conforme o cronograma de desembolso constante no Plano de Trabalho, aprovado pelo Brasília Ambiental, observados o cumprimento das metas e resultados de cada etapa prevista.

Leia também:  Sua Vida Vale Muito: ação chega no Recanto das Emas

O secretário-geral do instituto, Thúlio Moraes, afirma que o Brasília Ambiental está partindo para a consolidação de um modelo de atendimento que deu certo. “Passados três anos da inauguração do Hvep, conseguimos mapear melhor a demanda de atendimento, e com isso nossa expectativa é ampliar a demanda no atendimento, aumentar o número de vagas, ofertar novas especialidades e ampliar a gama de serviços oferecidos gratuitamente para a população do Distrito Federal”, destaca.

Ampliação

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

O edital incluiu um aumento de 50% dos serviços ofertados atualmente – como atendimentos, exames, cirurgias –, além de exigir algumas especialidades, leitos de internação e possibilidade de atendimento em unidade móvel. Para atender essas necessidades e dar mais conforto aos pets e seus tutores, será construído um novo prédio ao lado da atual sede do Hvep.

Leia também:  Neoenergia inaugura novo centro no DF

A médica veterinária Mayara Cauper, diretora técnica da Anclivepa – SP, lembra que a missão agora é expandir os atendimentos com profissionais especialistas, conforme solicitação do órgão ambiental. Ela destaca também a utilização da unidade móvel com o objetivo de descentralizar as consultas para as áreas distintas do DF, como as comunidades que possuem menos recursos, levando os serviços àqueles tutores que têm dificuldade de se deslocar até o Hvep.

“Estamos indo para o quarto ano de gestão do serviço veterinário levando conosco aprendizados adquiridos durante esse período, e na certeza de buscar aprimorar cada vez mais a democratização ao acesso veterinário”, diz a gestora.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

De janeiro a agosto deste ano, o Hvep já realizou 12.586 consultas, 8.288 atendimentos de retorno, 1.941 cirurgias, 58.795 exames laboratoriais e 15.608 exames de imagem. Em julho, o serviço começou a operar com agendamento eletrônico a fim reduzir as filas – objetivo alcançado logo no primeiro mês da iniciativa.

Leia também:  TCDF vai apreciar contas de 2020 nesta terça (19)

Agência Brasília

Continue lendo
Publicidade