Siga o Jornal de Brasília

Grande Brasília

‘Cidade da Segurança Pública’ é lançado no Gama

Publicado

em

Foto: Divulgação
▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

O projeto Cidade da Segurança Pública (CSP) foi lançado nesta quarta-feira, no Gama, pela Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF). Até o domingo (3), haverá reforço policial na região e ações de prevenção à criminalidade e serviços, que poderão ser conferidos até sábado (2), das 9h às 14h, na estrutura montada ao lado da biblioteca pública do Gama. As informações são da Agência Brasília.

A Cidade da Segurança Pública foi criada com o objetivo de reduzir índices criminais por meio da concentração de esforços policiais, além de realizar atendimentos na região. O projeto integra o programa estruturante da SSP/DF, DF Mais Seguro.

A solenidade de lançamento foi acompanhada por representantes dos poderes Executivo e Legislativo local e federal, das forças de segurança, gestores da SSP/DF, populares e lideranças comunitárias. A cerimônia foi transmitida ao vivo, por meio do perfil da SSP no Instagram.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Até o fim desta semana, a CSP contará com a participação ativa e integrada das forças de segurança – polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e Detran-DF – e demais órgãos e instituições parceiras, como a Secretaria de Segurança do Estado de Goiás (SSP/GO), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF).

Leia também:  Quero todos fazendo cobranças, diz Ibaneis sobre gestão

Esta edição conta, ainda, com atuação das secretarias de Administração Penitenciária (Seape), da Mulher (SM), de Saúde (SES), de Desenvolvimento Social (Sedes), do Trabalho (Setrab), de Justiça (Sejus) e DF Legal; do Banco de Brasília (BRB), Defesa Civil, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Caesb, Administração Regional do Gama e Neoenergia BSB.

“Estaremos nesses dias com ações de prevenção e repressão criminal, de forma integrada e coordenada com todos os nossos parceiros, que, concentrados em um único local, estarão mais acessíveis a toda a população. Seguimos, assim, uma determinação do governador Ibaneis Rocha de fazer um governo cada vez mais horizontal e próximo da população”, reforçou o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo.

O secretário falou ainda da importância da participação de órgãos federais e de outro estado nesta terceira edição da CSP. “É muito simbólico poder contar com a participação do ministro da Justiça, Anderson Torres, e do secretário de Segurança de Goiás, Rodney Miranda”, destacou.

“Estamos trabalhando para melhorar cada vez mais a segurança nas regiões fronteiriças entre o DF e Goiás, com a elaboração de um termo de cooperação técnica para atuarmos cada vez mais integrados, o que demonstra nossa atenção à região do Entorno. Já realizamos outras ações integradas e reafirmamos nossa parceria nesta edição da CSP”, completa Júlio Danilo.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

A redução dos índices criminais em todo o DF foi lembrada pelo titular da Segurança Pública local durante a cerimônia: “Aproveito para agradecer todos vocês pelo trabalho que vem sendo desenvolvido, pois conseguimos atingir os melhores índices criminais da história do DF e temos hoje um DF cada vez mais seguro”.

Leia também:  Parceria nas ações de saúde no socioeducativo

O ministro de Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, participou da solenidade de abertura e reforçou a importância do programa DF Mais Seguro. “O DF Mais Seguro tem se firmado com a execução dos projetos que o integram, como a CSP, de forma que nenhuma área fique fora do planejamento, inclusive a rural, caso específico aqui do Gama”.

Torres falou ainda da publicação do Plano Nacional de Segurança Pública, que ocorreu nesta quarta-feira (29). O documento aponta diretrizes e normas para ações de segurança em todo país, entre 2022 e 2030.

Para a administradora do Gama, Joseane Feitosa, a CSP será essencial para o fortalecimento das ações de segurança na região e para a prevenção criminal. “Algumas ações de segurança já têm sido bastante efetivas em nossa região, como é o caso das câmeras de videomonitoramento e a operação DF Livre de Carcaças, que pela terceira vez está sendo implementada em nossa região e contribuído para redução dos casos de dengue”, pontuou.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

A secretária da Mulher, Ericka Filippelli, lembrou que a parceria entre as duas pastas já vem de bastante tempo, com atuação e união de esforços para prevenção de crimes e proteção da mulher no DF. “Seguimos juntos também aqui na CSP, já realizando nossos encaminhamentos por conta do Outubro Rosa, que se aproxima”.

Leia também:  Exposição Alquimia Na Dança entra em cartaz no Jardim Botânico de Brasília

Também participaram da cerimônia a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani; os comandantes do CBMF, coronel William Bomfim, e da PMDF, coronel Márcio Vasconcelos; o diretor do Detran-DF, Zélio Maia e o deputado distrital Daniel Donizet.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Continue lendo
Publicidade