Siga o Jornal de Brasília

Grande Brasília

GDF entrega 300 certificados em biolavagem para guardadores de carros

Publicado

em

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Mais de 300 guardadores e lavadores de carro capacitados pelo Governo do Distrito Federal (GDF) receberam, nesta quarta-feira (25), o certificado do treinamento após passarem por um curso de qualificação. A iniciativa da Secretaria de Trabalho (Setrab) levou treinamento a esses profissionais, que receberam crachá de identificação, colete, cartão de apresentação e até um kit de biolavagem, tudo para o melhor exercício da atividade.

A entrega dos kits ocorreu no Setor Comercial Sul (SCS) com a presença do governador Ibaneis Rocha e de autoridades. O chefe do Executivo local elogiou a atuação desses trabalhadores e agradeceu o empenho de secretários e deputados para que os trabalhadores desempenhem suas atividades com mais dignidade e reconhecimento.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

“Esses profissionais trabalham com carinho e ganham a confiança das pessoas. É uma categoria que merece nosso respeito. É isso que estamos entregando a eles: dignidade e respeito. Agora, eles têm um crachá para mostrar, um cartão para apresentar aos clientes e um kit de lavagem para trabalhar”, comentou o governador Ibaneis Rocha.

Leia também:  Veja as regras para realização de shows e festas, liberados hoje no DF

O cadastramento de lavadores e guardadores tem como objetivo conhecer o perfil dos trabalhadores e organizá-los como categoria. Além de fazer a identificação e formalização, o cadastramento permite melhores condições de trabalho e traz maior segurança aos usuários desses serviços.

De um total de 878 guardadores e lavadores que manifestaram interesse em se cadastrar, 329 apresentaram a documentação necessária e ficaram aptos a participar do curso de qualificação profissional.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

“Partimos para um processo de valorização de pessoas, que são microempreendedores e que nunca foram valorizados. Iniciamos o processo de reconhecimento do Estado em relação à essa atividade comercial que existe há muito tempo, num processo de qualificação profissional para o melhor atendimento ao público e também do uso e reuso da água, estamos em um processo de como lidar com o uso racional da água”, aponta o secretário de Trabalho, Thales Mendes.

Leia também:  Definida gestão do Hospital Veterinário para os próximos cinco anos

Esses trabalhadores receberam treinamentos como noção de atendimento ao público, aplicação de conhecimento básico de etiqueta social no atendimento ao cidadão, noção de comunicação não violenta e aplicação de conhecimento básico da teoria de inteligência emocional no âmbito do trabalho, noção de empreendedorismo, além do curso prático de biolavagem.

Parceria com o legislativo

Autor da Lei 6.668/2020 que prevê a organização e regramento da categoria de lavadores e guardadores, o deputado distrital e vice-líder do Governo na Câmara Legislativa, Robério Negreiros, comemorou a realização do projeto.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

“Vocês têm dignidade e essa lei veio para ajudar a categoria. Esse cadastro é importante, o kit de lavagem é um início. É uma forma de vocês terem algo para crescer em termos de economia. Que vocês tentem seguir assim, quanto menos água melhor para nosso meio ambiente, para a população e organização de vocês”, destacou o deputado distrital ao discursar para os guardadores e lavadores presentes durante a cerimônia.

Leia também:  GDF já distribuiu 167 mil canetas aplicadoras de insulina

O presidente da Câmara Legislativa, deputado Rafael Prudente classificou o projeto como um “importante trabalho de capacitação profissional. É o primeiro passo para o crescimento profissional dessa categoria”.

Guardador e lavador de carro há quase 20 anos, Denisson de Paula, de 40 anos, fez questão de enaltecer o novo momento para a categoria. “Nós lavadores e guardadores somos dignos de respeito e não como parte da sociedade pensa o que somos. Ese projeto veio para mostrar isso, veio como uma chave para o sonho da profissão. Ele vem para fazer diferença e valorizar os guardadores e lavadores de carro. É uma grande evolução para nós”, apontou.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Durante a cerimônia, foram distribuídos mil cupons de lavagem grátis para os frequentadores do Setor Comercial Sul.

Continue lendo
Publicidade