Siga o Jornal de Brasília

Grande Brasília

Samambaia preza pela acessibilidade na cidade

Redação BDF

Publicado

em

Com o objetivo de garantir o direito de ir e vir, a região administrativa de Samambaia passa por uma grande reforma. Desde a construção de calçadas em diversos setores, bem como, o acesso de trânsito em faixas de pedestres e locais públicos de grande circulação de pessoas.

Somente neste ano, R$ 1.000.000,00 ( um milhão de reais), oriundo de Emenda Parlamentar, de autoria do Deputado Distrital Jorge Vianna.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Somente neste ano, 29 pontos foram contemplados com calçadas e rampas de acesso, o que representa 2.897.82 (Dois mil, oitocentos e noventa e sete mil e oitenta e dois) metros de área construída, de forma a contemplar a interligação de áreas. O projeto foi elaborado garantindo que locais públicos de travessia, fossem readaptados dentro dos padrões de acessibilidade.

Samambaia, uma cidade relativamente jovem, que vem crescendo rapidament de forma vertical. E, como qualquer cidade grande, a demanda por serviços essenciais tem se tornado cada vez maior. Assim, no que tange os critérios de acessibilidade, que é garantir condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações é matéria prioritária para o Governo do Distrito Federal.

Leia também:  Ibaneis sanciona criação da Universidade do Distrito Federal

Para isso, desde o início deste mês, além da execução de serviços pela Novacap, a cidade conta também com a força-tarefa do programa Renova-DF, que vem trabalhando na revitalização do calçamento da Avenida Comercial Norte, entre as quadras 200/400. Antônio Ataídes, 56 anos, morador da quadra 208, possui mobilidade reduzida e diariamente utiliza o calçamento das mediações, o morador conta que a revitalização das calçadas garantiu independência, “a gente não gosta de ficar pedindo ajuda, poder sair de casa para ir comprar o próprio pão, é gratificante, pra mim isso é muito, pra quem é saudável pode não ser nada”.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

“Garantir uma cidade acessível é o projeto do nosso Governador e partilho desse sonho, agora falo como morador da cidade, todas as ruas, avenidas e calçamentos estão sempre movimentados, ver uma cidade inclusiva é como um sonho” as palavras do Administrador de Samambaia, Gustavo Aires.

Leia também:  Ibaneis sanciona criação da Universidade do Distrito Federal

 

Continue lendo
Publicidade