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Pesquisa mostra comércio satisfeito

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Uma pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio sobre o desempenho das vendas em estabelecimentos comerciais nos últimos meses de maio e junho (quando acontecem o Dia dos Namorados e o Dia das Mães) superou tanto o volume de vendas em comparação ao mesmo período no ano anterior. Isso por que esperava-se uma quantidade de vendas muito menor pela categoria, indicando uma leve melhora da crise iniciada pela pandemia da covid-19.

As datas de dia das mães e dia dos namorados são consideradas pelo instituto como as de maior aquecimento no primeiro semestre. Em comparação a 2020, o mês último dia das mães apresentou um aumento de 22,5% no número de vendas, enquanto que em junho o aumento foi de 18,49%. Os dois números superam a expectativa das 401 empresas entrevistadas, que esperavam um aumento de 15,25% para esse período.

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Além do aumento na quantidade de vendas, se percebeu também que em 2021 o valor gasto pelos clientes ficou acima do esperado. Enquanto que o setor esperava que a média de gastos por cliente no dia das mães fosse de R$ 189, o que se efetivou foi uma média de R$ 194. O mesmo aconteceu no dia dos namorados, quando as expectativas eram de R$ 138 mas no fim a média foi de R$ 151.

Shoppings na frente

Um dado destacado no relatório de pesquisa foi a grande diferença na média de gastos de clientes nessas datas ao se comparar os números das lojas localizadas em shoppings em comparação ao comércio local. Enquanto que no comércio local cada cliente gastou cerca de R$ 164 nessas datas, nos shoppings cada loja apresentou uma média de R$ 311.

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Essa diferença não foi por acaso. “O esforço dos shoppings para atrair o cliente e estimular o consumo, beneficiando-se de fatores como a concentração de lojas, estacionamento, alimentação e segurança, garantem, de fato, melhor desempenho nas vendas dos estabelecimentos, causando relativa vantagem nesse aspecto”, explicam os pesquisadores no relatório feito pela Fecomércio.

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Também se percebeu que no dia das mães os clientes gastaram mais em lojas localizadas nas regiões administrativas do que no Plano Piloto, chegando a atingir uma diferença de 16% no dia das mães. De acordo com a Fecomércio-DF, “esse resultado é fruto de campanha realizada para que a população do DF privilegiasse e valorizasse os comerciantes locais”.

Curiosamente, o fenômeno não se repetiu no Dia dos Namorados, em que se percebeu que clientes do Plano Piloto gastaram cerca de 11% a mais.

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O objetivo do relatório do Instituto Fecomércio é reunir dados que permitam aos comerciantes preparar estratégias para datas de maior volume de vendas. Para o segundo semestre, o relatório consta que já se aproxima a data de maior importância para que vendedores possam se planejar. “Equipes já estão nas ruas para medir a expectativa dos comerciários em relação ao Dia dos Pais, que será em 8 de agosto”. Até lá, nennhum feriado com grande movimentação do comércio ocorrerá.

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