Siga o Jornal de Brasília

Grande Brasília

Oficiais da Polícia Militar se formam em curso de aperfeiçoamento

Redação BDF

Publicado

em

No pátio da Academia de Polícia Militar de Brasília (APMB), foi realizada, nesta quarta-feira (2), a formatura de 32 alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) e do curso de Aperfeiçoamento de Oficiais Especialista em Saúde (CAOEM). As conclusões dos cursos se deram após um período de 589 e 435 horas/aulas, do CAO e do CAOEM, respectivamente, entre os anos de 2020 e 2021.

O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, prestigiou o evento e foi recebido pelo comandante-geral da PMDF, coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos. Também participaram da solenidade o vice-governador Paco Britto – que representou o governador Ibaneis Rocha -, e várias autoridades do governo federal e distrital, além das famílias dos formandos.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Seguindo as tradições, destaque para a entrada da guarda de honra composta pelos cadetes do curso de formação de oficiais, desfilando ao som das músicas executadas pela banda de música da PMDF. Outras atrações foram a incorporação da Guarda Bandeira e a revista da tropa feita pelo presidente e apresentada pelo comandante da Guarda de Honra, tenente-coronel Márcio Barbosa da Silva.

Leia também:  PMDF implanta Rede de Vizinhos Protegidos em Santa Maria

Em seguida, os capitães adentraram o pátio de formaturas, ao som da canção do policial militar, e sob as bênçãos de orações feitas pelo capelão militar, segundo-tenente Jerfson dos Santos.

Em seu discurso, Paco Britto disse estar honrado com o convite e agradeceu aos militares, em nome do governador Ibaneis Rocha, destacando as polícias do Distrito Federal como as melhores forças de segurança do país.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

“Estar aqui representa muito para o Governo do Distrito Federal. Sou testemunha do compromisso da PMDF com a qualificação dos seus efetivos. O que pode ser observado na colaboração e sucesso, de oficiais e praças, nas diversas esferas da administração pública”, reforçou.

O curso de aperfeiçoamento de oficiais é um marco na carreira dos policiais militares, uma vez que se tornam aptos ao exercício de funções estratégicas na instituição e cumprem o requisito para acesso ao círculo dos oficiais superiores.

Leia também:  Projeto da nova pista de patinação no Parque da Cidade é aprovado

“Não somos corporação à toa, exclusivamente, por esta heterogeneidade; e é pela formação, em diversos campos de conhecimento, que nos torna corpo único”, discursou o comandante-geral da PMDF, coronel Vasconcelos. “Continuem líderes e sigam o coração, sendo exemplo”, finalizou, dirigindo-se aos capitães.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Premiações

Primeira colocada e destaque intelectual do curso de aperfeiçoamento de oficiais, a capitã Talita Oliveira Chaves Fontes Soares recebeu uma medalha do Mérito Intelectual Duque de Caxias das mãos do presidente, do vice-governador e do comandante geral da PMDF.

Do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais Especialistas em Saúde, o primeiro colocado foi o capitão Roberto Alves, que recebeu lembrança das mãos dos ministros Anderson Torres (Justiça) e Flávia Arruda (Secretaria de Governo da Presidência da República). Também foram agraciados os segundos e terceiros colocados do CAO e do CAOEM. Os padrinhos e madrinhas distribuíram distintivos aos demais alunos.

Leia também:  Mudanças na Lei de Uso e Ocupação do Solo tem parecer pronto para aprovação

Para o orador da turma, capitão Paulo Roberto Rocha, o curso de aperfeiçoamento é uma capacitação necessária e a polícia militar é de vanguarda. “É um aperfeiçoamento de excelência. O capitão se prepara através do tempo, para um dia comandar”, valorizou, depois de citar o significado ‘caput’ (cabeça), em latim, do termo capitão.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Participaram do evento o secretário Nacional de Segurança Pública, coronel Carlos Renato Machado Paim; o secretário de Segurança Pública do DF, delegado federal Júlio Danilo Souza Ferreira; deputados federais; oficiais e praças da APMB e do Departamento de Educação e Cultura da PMDF; veteranos militares; docentes e corpo técnico.

Continue lendo
Publicidade