Siga o Jornal de Brasília

Grande Brasília

Economia: iluminação pública de LED chega ao Itapoã

Publicado

em

A comunidade do Itapoã tem um motivo para comemorar. O Programa Luz que Protege, da CEB Ipes, deu início nesta semana à substituição de 489 luminárias convencionais por modelos de LED, com o objetivo de aumentar a segurança da população através da revitalização da iluminação pública. A previsão para a conclusão da troca das luminárias é de 60 dias.

As equipes da CEB Ipes atuavam na troca das luminárias da quadra 1, conjunto F, no Itapoã, quando a auxiliar de escola Mônica Ferreira voltava a pé do posto de saúde para sua casa e reparou no caminhão da Companhia. Ela conta que o tom amarelado da antiga iluminação dificultava a identificar quando alguém se aproximava.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

“Eu ando sempre a pé e à noite dá medo. A nova iluminação vai melhorar minha visibilidade e vou me sentir melhor. Achei essa iniciativa excelente”, disse.

Leia também:  Salas de aula no combate ao machismo

O valor total da troca de lâmpadas é de cerca de R$ 303 mil, com recursos da Contribuição de Iluminação Pública (CIP). A luminária de LED, por sua vez, gera uma economia de até 40% no valor da conta de energia do GDF, que mantém o Parque de Iluminação Pública do DF em pleno funcionamento.

Essa ação da CEB Ipes, dentro do Programa Luz que Protege, vai melhorar a visibilidade dos motoristas e pedestres, além de aumentar a qualidade de vida dos moradores da região.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

“O Programa prioriza a eficientização em locais com áreas sensíveis ao maior índice de criminalidade, de acordo com as informações fornecidas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal”, explica o presidente da CEB, Edison Garcia.

Leia também:  Brasília é a terceira cidade na preferência dos brasileiros

“Uma iluminação de qualidade tem o poder de reprimir atividades criminosas e é sempre uma alegria executar projetos como esse”, concluiu Garcia.

Para o administrador da cidade, Marcus Cotrim, a iluminação de LED junto com as câmeras de monitoramento da Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF) vai mudar a questão da segurança no Itapoã. “

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Continue lendo
Publicidade