Siga o Jornal de Brasília

Grande Brasília

Mais de 1 bilhão de m² de área roçada na capital

Redação BDF

Publicado

em

A roçagem no Distrito Federal chegou a marca de 1.052.964.444 bilhão de metros quadrados em 2020. O montante equivale a 97.495 arenas do Estádio Mané Garrincha. Mensalmente, os servidores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) chegam a fazer a manutenção de 186 milhões de metros quadrados, ou seja, 17,2 mil campos oficiais de futebol.

Segundo o chefe do Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da Novacap, Raimundo Silva, a roçagem chega em todas as regiões administrativas do DF. “A manutenção de áreas verdes é importante não só para o lazer na capital, mas também é uma questão de saúde pública já que ajuda no controle de doenças”, pontua.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

De acordo com Silva, há um cronograma mensal que é seguido pelos servidores da companhia, com logística acompanhada em tempo real. “O clima e as estações do ano podem interferir no planejamento. De setembro a maio, Brasília é roçada a cada 30 dias e de maio a setembro, 90 dias por causa do período chuvoso”, informa.

O período de semeadura também precisa ser respeitado. Os pendões do gramado são as inflorescências da espécie – responsáveis pela multiplicação e perpetuação da planta. Entre o verão e a primavera, é comum a falsa impressão de que a grama esteja alta. Mas tudo é calculado para que o gramado seja sempre renovado.

Entenda

Com o território dividido em dez áreas, com 806 subdivisões, segue-se um cronograma estabelecido mensalmente, com logística acompanhada em tempo real. O contrato do serviço foi licitado em dezembro de 2016 e tem validade de cinco anos, sendo renovado anualmente.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

São cinco empresas diferentes responsáveis por cumprir a logística estabelecida pela Novacap nas dez áreas. Tudo isso é monitorado pelo Sistema de Gerenciamento de Áreas Verdes, via GPS. A Novacap sabe quando a equipe chegou ao local, quanto tempo ficou, quando acabou.

No ano passado, também foram produzidas 2,6 milhões de mudas e 1,9 milhões foram plantadas. O plantio de grama chegou a marca de 186.064 metros quadrados e 75.435 mil árvores foram podadas e erradicadas.

O trabalho integrado com as administrações regionais e o programa GDF Presente são fundamentais para manter as cidades limpas e arrumadas. “Sempre estamos nos comunicando para atender as demandas da população. Também fazemos essa fiscalização para saber quais regiões estão precisando desse tipo de serviço. Nosso papel é assistir a comunidade, dar respostas as demandas que chegam até nós”, destaca o subsecretário de Desenvolvimento Regional e Operações nas Cidades, Flávio Araújo.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Canal de comunicação

Para solicitar os serviços de manutenção em áreas verdes, basta ligar para o 162 ou registar uma manifestações pelo site. Para acompanhar a demanda é preciso ter a senha de acesso ao sistema recebida no ato do registro da manifestação e o número do protocolo. Também é possível fazer a solicitação presencialmente. Cada órgão público do governo conta com uma ouvidoria especializada.

Agência Brasília

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *