Siga o Jornal de Brasília

Grande Brasília

DF recebe doação de 22,4 mil testes de covid-19

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) foi quem realizou a doação humanitária

Brasília de Fato

Publicado

em

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) realizou a doação humanitária de 22,4 mil testes antígenos para detecção da covid-19 à Secretaria de Saúde do DF.

A Opas destacou na carta de doação, que os testes devem ser utilizados como estratégia de enfrentamento à pandemia, na investigação de casos de covid-19. A doação foi entregue na Farmácia Central da Secretaria de Saúde, localizada no Parque de Apoio. Todos os testes já foram distribuídos para as sete superintendências de saúde.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

“Essa doação, no atual momento da pandemia é de extrema importância, pois são testes antígenos. Então, conseguimos diagnosticar pessoas com Covid-19 no início da doença e mais rápido que o teste RT-PCR”, explica o subsecretário de Logística em Saúde, Arthur Siqueira.

Leia também:  Brasília Ambiental vai contratar brigadistas florestais

Teste antígeno

O teste de antígeno é um exame imunológico rápido, que avalia a proteína viral do SARS-CoV-2 no organismo. O resultado poderá diagnosticar infecção viral atual, mas não detectar os anticorpos adquiridos.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Sua utilização está indicada nos primeiros 7 dias de sintomas, e sua sensibilidade é mais elevada do primeiro até o terceiro dia de sintomas. O teste de antígeno é coletado diretamente com amostras de swab (cotonete) de nasofaringe. O resultado demora uma média de 30 minutos para sair.

Em pacientes com carga viral elevada (o que costuma ocorrer na fase pré-sintomática, 1-3 dias antes dos sintomas, e na fase sintomática inicial, até o 5º-7º dia da doença) a sensibilidade é superior a 90% quando comparada ao teste de RT-PCR.

As informações são da Agência Brasília

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼
Leia também:  Três regiões ficarão sem energia na manhã de quarta (5)

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *