Desvio de trânsito na ESPM começa nesta quinta-feira (30)

Alteração é necessária para a construção de dois viadutos na região. Obras demandam recursos de mais de R$ 7 milhões

Em função das obras que ocorrerão a partir desta quinta-feira (27), os motoristas que trafegam pela Estrada Setor Policial Militar (ESPM) devem estar atentos às mudanças. “O início se dará pela escavação do solo para construção da fundação dos viadutos”, explica o subsecretário de Acompanhamento e Fiscalização de Obras do GDF, Ricardo Terenzi.

Com a mudança, veículos na direção dos eixinhos, do Eixão e do aeroporto devem acessar uma alça de aproximadamente 200 metros de extensão logo após o quartel do Corpo de Bombeiros. Já no sentido contrário, em direção à W3 e ao cemitério, por enquanto não haverá interdições.

Além da construção dos viadutos, serão executados 850 metros de drenagem e 2 km de pavimentação. Previstas para conclusão em um ano, as obras têm um custo total de R$7.667.020.

Corredor Eixo Oeste

A ESPM será revitalizada para compor o chamado Corredor Eixo Oeste. A obra, dividida em duas partes por questões de logística e segurança, começa pelo trecho localizado entre o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar e o Terminal da Asa Sul (TAS).

Um dos viadutos, no projeto identificado como 62, será construído na alça de acesso da ESPM ao Eixo W, conhecido como “Eixinho de cima”. Terá 8 metros de altura, 33 metros de comprimento e 19 metros de largura. Já o Viaduto 63, localizado na alça de acesso ao Eixo L, sentido L4, terá 29 metros de comprimento, 15 metros de largura e altura aproximada de 8 metros.

Com 38,7 quilômetros de extensão, o corredor prevê o alargamento de pistas e a construção de faixas exclusivas nas principais vias de ligação do Sol Nascente/Pôr do Sol com o Plano Piloto, como a Hélio Prates, a Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) e a ESPM, que leva ao Terminal da Asa Sul. O objetivo é reduzir em meia hora o tempo de deslocamento até o Plano Piloto.

As obras serão feitas por trechos, pois, segundo avalia a Novacap, seria inviável fazer as intervenções de uma vez no trânsito. Além da revitalização da Avenida Hélio Prates, o corredor contempla outras obras, como a construção de viadutos e do túnel de Taguatinga.

Com informações da Agência Brasília 

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