Siga o Jornal de Brasília

Grande Brasília

Operação antidrogas aborda cerca de 150 pessoas em regiões do DF

Ação da SSP integrou a Semana Nacional de Políticas sobre Drogas e teve foco no combate ao tráfico de entorpecentes

Avatar

Publicado

em

tráfico de drogas

No domingo (28), a Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF) finalizou a Operação “Vita Salutem” (Proteção de Vidas), que faz parte das ações que integraram a Semana Nacional de Políticas sobre Drogas no Distrito Federal. Ao todo cerca de 150 pessoas abordadas no fim de semana (sexta a domingo). A operação percorreu São Sebastião, Gama, Santa Maria e Recanto das Emas com o objetivo de reduzir índices criminais, com foco no combate ao tráfico de substâncias entorpecentes.

No transcorrer da semana, instituições, agências e órgãos que atuam nos eixos da segurança, da mobilidade, da fiscalização e da prestação de serviços públicos participaram da ação. A Semana Nacional é uma ação do Ministério da Justiça e Segurança Pública e culminou no Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado na última sexta-feira (26).

O DF Legal acompanhou toda a ação com o objetivo de fiscalizar o uso de máscara facial e o funcionamento de estabelecimentos comerciais. Uma multa foi aplicada, quatro estabelecimentos interditados e outros três fechados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) apoiou toda a operação por meio de policiamento ostensivo e preventivo. O Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães) acompanhou as ações. Coube ao Departamento de Trânsito (Detran-DF) e ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF) fazer pontos de bloqueio e controle de trânsito nos acessos às cidades definidas como área de interesse operacional.

Leia também:  Mais R$ 115 milhões em obras viárias

De acordo com o comandante do BPCães, major Carlos Reis, a participação dos cães policiais – ou K9 – é fundamental para detecção de substâncias entorpecentes. “Tivemos mais de duzentos e cinquenta acionamentos para contribuir com as ações da PMDF e, também, de outras instituições. A importância da participação dos cães é importante, pois o faro deles chega aonde os olhos não enxergam”, contou.

Ocorrências

No domingo a operação foi realizada em São Sebastião. No sábado foi a vez de Gama e Santa Maria. Nos dois dias foram realizadas 75 abordagens pela PMDF. O Detran-DF e o DER/DF autuaram 30 pessoas por situações diversas. Além disso, uma pessoa foi flagrada dirigindo sem habilitação e outra autuada por alcoolemia.

Na sexta-feira (26), a Vita Salutem foi ao Recanto das Emas. Com capacidade operacional maior, a força-tarefa reuniu 93 profissionais das forças de segurança pública, do DER/DF e do DF Legal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao todo, 13 distribuidoras de bebida foram fiscalizadas. A PMDF abordou 67 pessoas e 77 veículos, sete deles recolhidos ao depósito. Várias porções de maconha foram apreendidas pela corporação, além de cinco balanças de precisão. Um Termo Circunstanciado de Ocorrência foi assinado.

Leia também:  Hospital de Base tem plano de vacinação aprovado

Treze autos de infração foram computados e dois testes de alcoolemia recusados. Duas pessoas foram detidas portando substâncias entorpecentes. Vinte e um testes de alcoolemia foram realizados e mais de vinte autos de infração foram lavrados por policiais.

Detran-DF e DER/DF fizeram 30 abordagens, em que se descobriu que cinco pessoas estavam inabilitadas. Nas abordagens dos dois órgãos de trânsito, nove carros foram removidos e seis pessoas se recusaram a realizar o teste do bafômetro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com informações da Agência Brasília 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas