Arquidiocese publica medidas de prevenção à covid-19; igrejas reabrem na quarta

Diretrizes pastorais da entidade exigem ações como organização de bancos e cadeiras, restrição a folhetos e microfones, bem como uso de máscara e álcool em gel

As igrejas de grande porte estão autorizadas a receber pessoas novamente a partir da próxima quarta-feira (3). Visando a segurança dos fiéis, a Arquidiocese de Brasília publicou, nesta segunda (1), recomendações de prevenção ao novo coronavírus.

As diretrizes pastorais da Arquidiocese pedem que os fiéis não realizem o chamado “abraço da paz”. Será necessário organizar bancos e cadeiras de modo a manter um distanciamento entre as pessoas. Recomenda-se o uso de marcadores para tal, como fitas e acessórios similares.

A distribuição de folhetos litúrgicos de uso comum está proibida. Quanto aos microfones, deve-se evitar o compartilhamento do equipamento, bem como higienizá-lo devidamente.

Sacerdotes e diáconos poderão atender fiéis pessoalmente, desde que sejam cumpridos cuidados de preservação, como distanciamento e uso de máscara. Quem estiver com a saúde debilitada ou com quadro gripal deve evitar o contato com as pessoas, especialmente com os grupos de risco.

Outras recomendações estão relacionadas a uso de máscara e álcool em gel. As igrejas terão de providenciar, além do álcool um termômetro infravermelho para medir a temperatura dos fiéis. É necessário, também, estender uma placa na fachada da igreja com as recomendações.

 

Send this to a friend