Sesi-DF e Senai-DF produzem máscaras de proteção com impressora 3D

Equipamento de Proteção Individual (EPIs) é fundamental para diminuir a propagação do vírus em maio a pandemia de covid-19

Professores do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) estão usando impressoras 3D para a confecção de máscaras de proteção, conhecidas como face shield. Os profissionais começaram a projetar e a testar a fabricação na segunda-feira (23). A produção começou na quarta (25). A estimativa dos profissionais é de confeccionar 200 equipamento até o fim da próxima semana. As máscaras serão doadas ao sistema de saúde do DF.

Equipamento de Proteção Individual (EPIs) é fundamental para diminuir a propagação do vírus em maio a pandemia de covid-19. A máscara produzida pelos professores protege toda a frente e a lateral do rosto, dessa forma o profissional de saúde fica protegido de substâncias corporais como respingo de sangue, secreção corporal ou saliva.

Dois professores e cinco impressoras 3D participam da ação. O material utilizado para a fabricação das máscaras é o polímero poliácido láctico (PLA), para a impressão da estrutura de fixação na cabeça, e uma placa de policloreto de vinila, o PVC do tipo acrílica que é transparente. Cada impressora precisa de 1h30 pra fazer uma estrutura. Em seguida, os professores montam a máscara em 5 minutos. Dessa forma, eles produzem até 25 máscaras por dia . 

“Esta foi uma das formas que encontramos de o Sesi e o Senai-DF apoiarem a sociedade e a indústria, já que as fábricas terão dificuldades em atender a alta demanda de EPIs, tornando difícil o acesso às máscaras. Assim, o Sesi e o Senai estão se antecipando com medidas de apoio ao enfrentamento ao novo coronavírus”, explicou a gerente de Educação do Senai-DF, Valéria Silva.

Para o Ministério da Saúde, os profissionais da saúde devem utilizar máscaras do tipo N95 durante todo o atendimento, não sendo necessário o uso da face shield. Porém, a alta demanda no mundo e o fato da N95 não ser reutilizável, está difícil encontrar esse tipo de máscara para compra no mercado. Portanto,  a face shield pode coloborar na redução do risco dos trobalhadores durante o atendimento das pessoas infectadas com o coronavírus.

Send this to a friend