Campanha da Saúde estimula solidariedade no Natal

Além de estimular doação de sangue, iniciativa visa arrecadar brinquedos e materiais diversos para moradores de rua

Nesta segunda-feira (9) a Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep) da Secretaria de Saúde lançou duas campanhas de solidariedade para este final do ano com o objetivo de mobilizar servidores da pasta. Uma delas, intitulada Natal com amor, servidores solidários, tem o objetivo de arrecadar materiais de higiene pessoal, roupas, calçados, mochilas, bolsas e brinquedos para doação a moradores de rua. Os donativos podem ser entregues no Núcleo de Educação Permanente em Saúde e na administração central da Secretaria de Saúde.

A entrega aos moradores de rua será feita por meio do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), da Secretaria de Desenvolvimento Social. “Como eles têm o cadastro de moradores de rua e parceria com a Secretaria de Saúde, optamos por entregar as doações para eles”, comenta a diretora de Desenvolvimento Estratégico de Pessoas da Secretaria de Saúde, Diluana Oliveira.

“Natal é época de celebração e festividades. Nós pensamos em proporcionar às pessoas vulneráveis socialmente, e em situação de rua, um gesto de acolhimento e carinho, levando-lhes doações que possam melhorar sua autoestima e sua saúde”, destaca a subsecretária de Gestão de Pessoas, Silene Almeida.

Sangue

 

O período de arrecadação vai até 20 de dezembro. As caixas coletoras estão instaladas próximas aos pontos eletrônicos na sede da secretaria e nos 11 Núcleos de Educação Permanente em Saúde.

Outra campanha foi denominada O servidor dá o sangue pela SUA saúde. Em 19 de dezembro, servidores do GDF poderão doar sangue no Hemocentro. Além de estimulara a doação, a iniciativa pretende criar a cultura interna sobre a importância de manter o banco de sangue sempre abastecido para salvar a vida de cidadãos que precisarem.

Poderão ser feitas 40 doações pela manhã e a mesma quantidade no período vespertino. Os servidores interessados em participar da ação devem entrar em contato com o Hemocentro, informar que é servidor e que deseja participar da campanha.

O agendamento pode ser feito pelo telefone 160, opção 2, ou no 0800 644 0160. E também pelo site. O horário de atendimento telefônico é das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira.

“Sabemos ser salutar para os bancos de sangue, principalmente nas épocas festivas. Todos os tipos sanguíneos são importantes, mas, devido à dificuldade com alguns subtipos [A, B e AB], além dos subtipos com fator RH negativo, esperamos uma adesão significativa de quem tem essas tipagens sanguíneas”, observa Silene Almeida.

Com informações da Agência Brasília.

Tags

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

5 × 5 =

Send this to a friend