Campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, começa neste domingo

O Distrito Federal realiza ações como caminhadas e palestras nas escolas e empresas para celebrar o mês de valorização da vida e prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo. A campanha começa neste domingo (1º) e vai até o fim do mês.

No Distrito Federal, 183 suicídios foram registrados em 2018. Foram 125 homens e 58 mulheres.

Em 2019, até 1º de agosto, a Secretaria de Saúde registrou 78 mortes por suicídio no DF. 57 vítimas eram homens e 21 mulheres.

A ideia do Setembro Amarelo, explica a porta-voz do Centro de Valorização a Vida (CVV), Leila Heredia, é conscientizar a população e os profissionais de saúde para que reconheçam os sinais de risco e auxiliem no tratamento.

“Permitir que as pessoas desabafem e falem sobre seus sentimentos sem receber críticas é um meio de evitar que se busque na morte a solução para as dores.”

Sobre o suicídio

Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. Os mesmos dados ainda afirmam que cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida no mundo, a cada ano.

Mesmo se tratando de um grave problema de saúde pública, os suicídios podem ser evitados se identificado em tempo prévio.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

3 + 10 =

Send this to a friend