Licenciamento 2019: fiscalização no DF começa neste domingo

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) anunciou que começará a fiscalizar o pagamento do licenciamento de veículo (CRLV) de 2019 neste domingo (1º).

Apesar disso, apenas 46% da frota está com o documento em dia – isso significa que 966.240 motoristas ainda precisam validar o licenciamento.

Até esta sexta-feira (30), 837.648 mil veículos no Distrito Federal quitaram todos os tributos, como taxa de licenciamento, multas, IPVA e seguro DPVAT.

Transitar com o veículo não licenciado é considerado infração gravíssima, resultando em sete pontos na carteira, recolhimento do veículo e multa de R$ 293,47.

A fiscalização seguirá o calendário nacional do Contran, ordenado por número final de placa. A partir de setembro, os condutores de veículos com placas terminadas em 1 e 2 deverão portar o Certificado de Licenciamento 2019.

Emissão do licenciamento

O número de usuários que procuram as unidades do Detran aumenta consideravelmente neste período do ano. Para diminuir filas e dar mais agilidade à entrega do documento, é possível usar o site do Detran para escolher previamente em qual unidade o motorista quer retirá-lo.

Além disso, é possível acompanhar o andamento da emissão do CRLV pelo site. O sistema atual, no qual o proprietário de veículo realiza os pagamentos e aguarda o licenciamento chegar pelo correio, continua funcionando normalmente.

Também pelo portal, o motorista pode gerar e imprimir a Autorização de Circulação no DF, que tem validade de 60 dias, ou ser direcionado ao site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para fazer o cadastro e seguir o passo a passo para baixar o CRLV Digital.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

dezesseis + 11 =

Send this to a friend