Siga o Jornal de Brasília

Grande Brasília

Ceasa-DF lança biblioteca comunitária para estimular leitura e cidadania

Iniciativa faz parte de um projeto que visa fomentar a cultura no ambiente da empresa, englobando desde o pequeno produtor até os funcionários da administração

Publicado

em

Foi lançada neste sábado (10), durante o evento Saúde na Ceasa-DF, a Biblioteca Comunitária da Ceasa. A estrutura faz parte de um projeto que visa fomentar a cultura no ambiente da empresa, englobando desde o pequeno produtor até os funcionários da administração.

Levando em conta que a média de livros lidos por ano pelo brasileiro é de 2,43 e esse baixo índice reflete uma das mazelas históricas do nosso país, o que acaba por causar um empobrecimento nos debates brasileiros, é necessário que haja um incentivo à leitura em todos os âmbitos da sociedade. E, como a Ceasa é um espaço com público diversificado, contando com uma parcela alta de pessoas carentes, projetos como esse não incentivam apenas a leitura, mas também uma nova perspectiva de enxergar a vida.

Dessa forma, a Ceasa-DF incentivará produtores, carregadores, servidores e até mesmo seus consumidores a se verem de forma reflexiva dentro da nossa sociedade, dando àqueles que não têm acesso à cultura também o direito ao exercício da cidadania.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

“Um mundo sem literatura se transformaria em um mundo sem desejos, sem ideais, sem desobediência, um mundo de autômatos privados daquilo que torna humano um ser humano: a capacidade de sair de si mesmo e de se transformar em outro, em outros, modelados pela argila dos nossos sonhos”, afirmou Mario Vargas Llosa.

Ciranda cultural

O projeto funciona como uma ciranda, ou seja, o cidadão pode pegar emprestado um livro e deixar outro, e em seguida devolvê-lo à estante de títulos. A biblioteca possui uma vasta diversidade de gêneros, desde títulos infantis até títulos consagrados pela literatura brasileira, alcançando todos os públicos.

Sustentabilidade

Todo o projeto da Biblioteca Comunitária, desde o compartilhamento de livros, conhecimento e ideias até a própria estrutura física, baseia-se em princípios sustentáveis. A estante foi feita a partir da reutilização de paletes do Mercado da Ceasa-DF que seriam descartados. Assim como a mesa, que é um carretel de fio de alta tensão, e os bancos, que foram feitos a partir do aproveitamento da poda de árvores.

Toda a estrutura da Biblioteca foi confeccionada pela equipe de manutenção, com apoio da Seção de Meio Ambiente da Ceasa-DF.

Projeto “O Leitor Indica”

Doações são bem-vindas. Sabe aquele livro de que você gosta muito e gostaria de compartilhar com outras pessoas? Você pode não só doar o livro para nossa biblioteca como nos mandar sua avaliação sobre ele, para compartilharmos com o nosso público. As avaliações podem ser enviadas pelo e-mail [email protected].

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Projeto “A Ceasa Indica”

Nos próximos meses, a Ceasa-DF também indicará alguns títulos para incentivar determinadas leituras. Afinal, nossa biblioteca possui diversos títulos imperdíveis.

Venham visitar o nosso mercado e aproveitem para passar em nossa biblioteca e pegar algum título de nosso acervo. Afinal, como diz Monteiro Lobato, “um país se faz com homens e livros”.

Para mais informações: (61) 3363-2670.

Com informações da Agência Brasília

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta