Siga o Jornal de Brasília

Grande Brasília

Jardim Botânico inaugura exposição de animais empalhados neste sábado

Publicado

em

Projeto em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) será aberto aos visitantes, com vasta programação

 

 

Já pensou em ver de perto uma onça, lobo-guará, seriema e cobras? O Jardim Botânico de Brasília vai proporcionar um encontro com animais taxidermizados no Espaço Ciência, que está totalmente reformado. As revitalizações foram finalizadas nesta semana e a inauguração das novas instalações acontecerá neste sábado (27), com a presença da diretora-executiva do Jardim Botânico de Brasília, Aline De Pieri, e do secretário de Meio Ambiente, Sarney Filho.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

 

A diretora executiva do Jardim Botânico, Aline De Pieri, explica que a ideia de incluir os animais empalhados no Espaço Ciência é antiga e que, agora, graças a uma parceria com a Universidade de Brasília (UnB), foi possível realizar. “Queremos que os frequentadores conheçam cada vez mais o Cerrado e nada melhor do que ver de perto esses bichos para entender a importância de cada um deles para o ecossistema. Criamos um pequeno museu vivo e é um privilégio poder proporcionar essa experiência para as pessoas”, complementou.

 

O ambiente para a instalação das peças tentou recriar o habitat natural, com plantas, areia, pedras, folhas secas e troncos de árvores. Os desenhos nas paredes do artista David Aires ajudam a transportar os visitantes para dentro da floresta. O acervo estará completo neste fim de semana com outros bichinhos como a anta, ema e o carcará.

 

Paisagismo

 

Além dos animais, a entrada do Espaço Ciência está com novo paisagismo e uma exposição de fotografias, com as cores e belezas da fauna do bioma, que emolduram o ambiente. Além disso, há os esqueletos e crânios de diversos animais, insetário e exposição de sementes e fungos.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼
Leia também:  Outubro Rosa: prédios do Congresso recebem projeções

 

Todos esses elementos promovem uma imersão na biologia e geografia do Cerrado e cumprem a proposta do local que é levar ao visitante informação e conhecimento sobre o trabalho científico e de pesquisa desenvolvido no Jardim Botânico e na Estação Ecológica.

 

Manhã de inaugurações

 

A reinauguração do Espaço Ciência acontecerá após a entrega do Ponto de Encontro Comunitário (PEC) no Espaço Oribá, próximo ao parquinho infantil. Serão instalados 10 equipamentos de ginástica, como simulador de esqui, remo, cavalgada e caminhada, além de aparelhos para alongamento que poderão ser usados pelos frequentadores.

 

Para celebrar a entrega dos novos aparelhos, o Jardim Botânico preparou uma série de atividades gratuitas que incluem aula de yoga, dança funcional e alongamento. Durante o evento, os voluntários do grupo DV na Trilha, ação social voltada para inclusão de deficientes visuais, farão um percurso dentro do Jardim Botânico em bicicletas tandem, para dois ciclistas.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼
Leia também:  É hora de voltar para a biblioteca na Candangolândia

 

Haverá, ainda, dois passeios de trenzinhos, às 10h e às 11h30. Educadores ambientais acompanharão o trajeto e levarão os visitantes para conhecerem um pouco mais sobre o Jardim Botânico.

 

Serviço:

Inauguração do PEC e revitalização do Espaço Ciência

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Data: Sábado, 27 de abril de 2019

Horário: 10h30

Local: Espaço Oribá/Área de Piquenique do Jardim Botânico de Brasília

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta