Siga o Jornal de Brasília

Grande Brasília

Cidades Limpas inicia operação no Sudoeste nesta segunda (10)

Publicado

em

A 54ª edição do programa atua até sexta (14) com foco no combate a ratos e pombos

Cidades Limpas chegou à região do Sudoeste/Octogonal para combater vetores de doenças, como ratos, pombos e escorpiões. O lançamento ocorreu no estacionamento do Parque do Bosque nesta segunda (10).

O secretário das Cidades, Marcos Dantas, ressaltou a importância do programa. “Essa é uma ferramenta importante tanto no apoio à segurança, quanto à saúde pública. O foco é na prevenção”, enfatiza.Até sexta-feira (14), o mutirão de limpeza coordenado pela Secretaria das Cidades promove uma grande operação. A intervenção conta com o apoio da Secretaria de Saúde, que mapeou pontos considerados críticos, todos em área comercial, como na Quadra 302.

A equipe da Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) da Secretaria de Saúde também atua com ações divididas em três etapas: educação, captura e controle. Na primeira, o objetivo é sensibilizar os comerciantes a manterem os containers sempre fechados, além de descartar restos de comida em recipientes apropriados. Os clientes serão orientados a não alimentarem os pombos. O segundo passo será capturar escorpiões. Por fim, serão aplicados raticidas perto das lixeiras, onde costumam aparecer infestações.

Leia também:  Vem Brincar Comigo 2021: faça uma criança feliz e ganhe uma muda de planta

A aplicação de controle químico pode ocorrer em até seis sessões com intervalos de acordo com a avaliação do responsável técnico. As medidas de prevenção evitam a proliferação de ratos, principalmente o acondicionamento adequado de resíduos alimentares.

Os roedores são responsáveis pela transmissão da leptospirose, causada pela bactéria leptospira, presente na urina do animal. A concentração de ratos é maior em locais onde há lixo mal acondicionado, ração para animais e comidas expostas.

Em 2018, a Secretaria de Saúde registrou seis casos da doença, mesma quantidade do ano passado. A pasta enfatiza que o trabalho de combate a roedores é contínuo.

Os moradores ou pedestres que observarem infestações de ratos devem informar à Diretoria de Vigilância Ambiental pelos telefones (61) 2017-1344 ou 99287-6635,ou falar com a Ouvidora da Saúde, pelo disque 160, para solicitar inspeção.

Leia também:  Como montar um currículo profissional de sucesso?

Além desse trabalho, a força-tarefa seguirá com as demais melhorias no ambiente urbano, com a remoção de entulhos, tapa-buracos, podas de árvores e combate ao mosquito Aedes aegypti.

Essa operação conta com cerca de 120 trabalhadores de 12 órgãos do governo de Brasília.

Criado há dois anos, o programa Cidades Limpas busca revitalizar todas as cidades do DF, com o apoio de mais de 20 órgãos do Executivo local. Além das ações de urbanização, zeladoria e limpeza, as equipes sensibilizam a população em relação aos cuidados com a manutenção das melhorias nos locais.

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *