Pais reclamam da falta de vacinas para sarampo e pólio em postos de saúde

vacinas

Campanha de imunização vai até dia 31. Governo afirma que capital está ‘devidamente abastecida’

Apesar de a Campanha Nacional contra a Poliomielite e o Sarampo estar em andamento até 31 de agosto, moradores do Distrito Federal relatam dificuldade em conseguir imunizar crianças.

A redação recebeu reclamações de falta de doses em Águas Claras, Asa Norte, Ceilândia, Planaltina e Recanto das Emas. A Secretaria de Saúde afirmou que a capital está “devidamente abastecida de seringas e de vacinas”, mas admitiu que, “pontualmente”, o estoque diário pode se esgotar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Até o momento, 69.019 doses de vacina contra sarampo e 69.456 contra a poliomielite foram aplicadas em crianças de todo o DF. A expectativa, porém, é de que 152.277 sejam imunizadas. O número corresponde a 95% do público-alvo.

Fila antes de abrir o posto

A dona de casa Iraci Ferreira Lima, de 58 anos, tentou vacinar os netos na sexta-feira (17), às 10h. Ela foi ao posto de saúde da região, mas não conseguiu imunizá-los, pois as vacinas do dia já haviam acabado.

Segundo ela, os moradores são orientados a chegarem à fila antes de o posto abrir. A avó disse que terá de tomar uma solução mais cara caso não consiga as doses até o fim do mês.

“Se a gente não conseguir, a solução será vacinar as crianças na rede particular”.

No Recanto das Emas, a administradora Thaina Medeiros, de 29 anos, tentou vacinar a filha de 1 ano na segunda-feira (20). Ao chegar à Clínica da Família, porém, foi informada de que só estavam disponíveis doses contra o sarampo. Para imunizá-la contra pólio, ele terá de voltar na quinta-feira (23).

“Não deveria faltar nenhuma vacina, já que o governo está incentivando todos a irem vacinar os filhos”, reclamou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Veja a resposta da Secretaria de Saúde:

“O Distrito Federal está devidamente abastecido de seringas e de vacinas contra o sarampo e a poliomielite. Pontualmente, alguma unidade pode ter seu estoque diário esgotado, antes do final do expediente, pois estamos em campanha e, nesses períodos, a demanda se torna maior.

Quando isso ocorre, a Rede de Frio é acionada e reforça o estoque da unidade. A campanha começou em 6 de agosto e continua até o dia 31.”

Quem deve ser vacinado?

Contra a poliomielite: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa “gotinha”.

Contra o sarampo: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.
Não devem ser vacinadas: crianças de 1 até 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

dez + dezessete =

Send this to a friend