Muito calor e pouca chance de chuva nesta segunda-feira, com máxima de 32ºC

Com a temperatura máxima subindo, a previsão é que agosto tenha tardes quentes e secas. Chuva, se vier, será forte e em pontos isolados

O brasiliense precavido que saiu de casa com um guarda-chuva nesta segunda-feira (6/8) terá mais chances de usar o objeto para se proteger do sol quente do que da chuva. Embora o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), tenha calculado, na sexta-feira passada, que as chances de chuvas em áreas isoladas hoje eram de 80%, a expectativa de que a seca dê trégua caiu bastante, ficando entre 10% e 20%.
Ainda assim, o céu deve ficar entre nublado e parcialmente nublado, ajudando os moradores do Distrito Federal a se esconder do sol. O que é bom, pois o calor promete incomodar: a máxima prevista é de 32ºC. A mínima, de 12ºC.
Já são 79 dias de estiagem em Brasília, mas a meteorologia deixa esperanças de que a capital não ultrapasse os 100 dias sem chuva, como no ano passado, quando foram 127 dias sem cair água. De acordo com o meteorologista Mamedes Luiz Mello, do Inmet, as chances de pancadas de chuva existem: “Elas vão aumentando ao longo da semana. Então, apesar de o DF ter uma semana quente, há possibilidade maior de chuvas até sexta-feira”.

Se vier, chuva será forte e com trovoadas

Segundo Mello, há 20% de chance de precipitações até quarta-feira (8/8), e esse índice sobe para entre 50% e 70% na quinta e na sexta-feira (10/8). “Mesmo sendo uma chuva pontual, em alguns locais pode chover bastante. Hoje, não é possível estimar o volume de chuva ainda, mas em algum ponto de Brasília ele pode ser alto e com trovoadas”.
Alan Rios
Leia mais no Correio

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

4 × 5 =

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Send this to a friend