Siga o Jornal de Brasília

Grande Brasília

Aumenta o número de multas por falta de seta e CNH suspensa, afirma Detran

Avatar

Publicado

em

Detran

O órgão registrou 18.276 infrações pela ausência de sinalização e 956 condutores impedidos.

Levantamento do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) aponta que o número de autuações por falta do uso da seta, além de direção com CNH suspensa ou cassada, aumentou em 2017.

Entre janeiro e setembro deste ano, o número de multas por falta de seta subiu em 42,8%, em comparação ao mesmo período de 2016. Já de janeiro a outubro, também em comparação ao ano passado, a quantidade de autuações a motoristas cassados ou suspensos aumentou em 136%.

Penalidade

Não dar seta no veículo é considerado infração grave, conforme o art. 196 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira. A penalidade para o condutor impedido, que é flagrado dirigindo, é de R$ 880,41 e cassação da CNH. Nesta situação, a pessoa precisará passar novamente pelo processo de habilitação e só poderá conduzir após afastamento de dois anos. O caso também configura crime, com prisão de seis meses a um ano.
Uma ação no trânsito que começou em abril deste ano já resultou em 35 processos judiciais. A Operação Pontos para a Vida (PPV), do Detran/DF em parceria com a Polícia Civil e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), tem como objetivo o monitoramento de condutores que já foram penalizados e continuam cometendo infrações.

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *