Siga o Jornal de Brasília

Grande Brasília

Ponte reformada em Planaltina atende 1,5 mil moradores de núcleo rural

Publicado

em

Demanda antiga foi cumprida depois de 34 dias de obras. Travessia permite acesso a serviços públicos

A ponte sobre o Ribeirão Extrema, no Núcleo Rural Rio Preto, em Planaltina, precisava de reforma há cinco anos, segundo o produtor rural Eduardo Tiggemann, de 26 anos. “Como a produção aqui aumentou muito, o tráfego de caminhões triplicou”, justifica.

O produtor rural Eduardo Tiggemann, de 26 anos.

O produtor rural Eduardo Tiggemann, de 26 anos. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Depois de 34 dias em obras, a ponte foi reinaugurada em 1º de junho. Ela liga a comunidade de 1,5 mil pessoas do Núcleo Rural Rio Preto com outros núcleos próximos, como o São José e o Taquara. Além disso, permite o acesso dos habitantes a serviços como escola pública e posto de saúde.

Feita para suportar o equipamento mais pesado da região, de 60 toneladas, a ponte cumpriu a demanda dos produtores locais. “Máquina agrícola em si não pesa, mas temos caminhões de 20 metros e nove eixos que carregam esse peso”, explicou Tiggemann.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Com 17 metros de comprimento e oito de largura, a travessia sobre o Ribeirão Extrema não resultou em custos extras para ser renovada.

A reforma foi organizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), que forneceu o cimento utilizado e oito servidores para a mão de obra. Também foi doada madeira pelos produtores da região.

Os moradores do núcleo rural entraram em contato com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) para pedir a reforma, e a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF articulou os trabalhos com o DER-DF.

VINÍCIUS BRANDÃO, COM EDIÇÃO DE MARINA MERCANTE
AGÊNCIA BRASÍLIA

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼
Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta