Siga o Jornal de Brasília

Grande Brasília

CLDF implementa sistema para aumentar transparência sobre emendas parlamentares

Publicado

em

O sistema, disponibilizado esta semana, contém informações a respeito de emendas apresentadas nos últimos 10 anos.

As emendas parlamentares ao orçamento anual e a créditos adicionais nem sempre são compreendidas e, muitas vezes, não recebem a devida transparência – dificultando o controle social. Que emenda foi proposta? Para que atividade? Qual o valor destinado? Que deputado apresentou a emenda? Ela foi executada? As respostas a essas questões já podem ser acompanhadas por qualquer cidadão por meio de área específica na página principal do portal da Câmara Legislativa.

O chefe da Consultoria de Orçamento da Casa, Getúlio Pernambuco, ressalta, contudo, que a seção sobre 2017 foi aprimorada em relação aos períodos anteriores, observando recomendação do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT).

Pernambuco explicou, na manhã desta sexta-feira (19), na abertura do primeiro hackday da CLDF, como navegar no sistema. Com apenas um clique, o usuário pode escolher o exercício financeiro de interesse. Na seção de 2017, por exemplo, pode-se conhecer todas as emendas feitas à Lei Orçamentária Anual (LOA) e em créditos adicionais, com autoria e valores. Além disso, é possível acompanhar as emendas executadas: os recursos destinados, para que ação e quem propôs.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

“Essa transparência imediata é algo inédito”, comemorou a consultora de Orçamento da Câmara Patrícia Duboc. A especialista contou ter feito MBA sobre emendas e, mesmo sendo da área, teve dificuldades para ter acesso a informações. “As emendas ficavam misturadas e era difícil saber de quem era”, disse.

Denise Caputo
Coordenadoria de Comunicação Social

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta