Siga o Jornal de Brasília

Grande Brasília

Rodoviária do Plano receberá ação preventiva contra o uso de drogas no carnaval

Avatar

Publicado

em

Força-tarefa coordenada pela Secretaria de Justiça será na tarde de quinta-feira (23)

Quem passar pela Rodoviária do Plano Piloto das 13h30 às 17 horas desta quinta-feira (23) terá acesso a informações voltadas para o combate ao abuso de álcool e ao uso de drogas no carnaval. A iniciativa, encabeçada pela Secretaria de Justiça e Cidadania, terá distribuição de preservativos e cartilhas informativas. Além disso, estarão disponíveis serviços de saúde, como aferição de glicemia e pressão arterial.

“A ação objetiva alertar a população sobre a necessidade de fazer uma festa cidadã, evitando os perigos decorrentes do abuso de álcool e do uso de drogas”, destaca o secretário de Justiça e Cidadania, Marcelo Lima.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

A abertura do evento ficará a cargo da banda de música da Polícia Militar. A Secretaria de Saúde atuará com foco na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

A campanha também prevê a aplicação de um teste para identificar problemas relacionados ao uso do álcool

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) é parceiro na ação. Os promotores de Justiça Theodoro Carvalho e Carolina Rebelo estarão no evento para esclarecer dúvidas a respeito da legislação sobre drogas.

Leia também:  Para Ibaneis, seu governo “já entrou para a história”

A campanha também prevê a aplicação de um teste para identificar problemas relacionados ao uso do álcool e a divulgação de informações sobre os serviços disponíveis na rede pública de saúde para tratamento contra a dependência química.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Conselho de Política sobre Drogas do Distrito Federal

A Secretaria de Justiça e Cidadania articula ações desse tipo por meio do Conselho de Política sobre Drogas do Distrito Federal. Criado em 1986, ele é vinculado à pasta e reúne representantes do poder público e da sociedade civil. Tem competências deliberativa, consultiva e fiscalizadora das políticas públicas de combate às drogas no DF.

 Identificação infantil para o carnaval poderá ser feita durante as festas

Além de indicar onde encontrar ajuda, é função do conselho assessorar o desenvolvimento de ações e programas de prevenção e tratamento. A entidade exerce funções em consonância com os objetivos da Política Nacional sobre Drogas, do Ministério da Justiça.

Leia também:  ‘Estamos fazendo revolução em Taguatinga’, diz Ibaneis

Forças de segurança intensificam combate ao tráfico de drogas no carnaval

Em 14 de fevereiro, a Polícia Civil prendeu três suspeitos de tráfico de drogas com 17 quilos de cocaína e armas de fogo. As prisões fazem parte da operação Carnaval Sem Drogas. Após um mês de investigações, policiais da Coordenação de Repressão às Drogas cumpriram mandados de busca e apreensão em Taguatinga e Samambaia, desarticulando o grupo criminoso.

▼ CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ▼

Dois dias depois, uma ação entre batalhões da Polícia Militar apreendeu 13 mil comprimidos de ecstasy, 200 selos de LSD e 700 gramas de skank que estavam em um carro que seguia pela Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia). Essa foi a maior apreensão de drogas sintéticas em 2017, e, de acordo com a corporação, os entorpecentes seriam usados, provavelmente, nos blocos de carnaval do DF.

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *