Nove blocos de pré-carnaval agitam de Brasília neste fim de semana

Carnaval

Policiais, bombeiros e agentes do Detran vão participar do esquema de segurança

Nove blocos de carnaval desfilarão nas ruas de Brasília neste fim de semana. Serão seis apresentações no sábado (11) e três no domingo (12). Quatro delas contam com recursos da Lei de Incentivo à Cultura ­­— financiamento a projetos culturais aprovados pela Secretaria de Cultura, que neste ano investirá R$ 1,5 milhão.

No sábado apresentam-se os blocos Suvaco da Asa, Suvaquinho, Vai com as Profanas, Esquenta mas não é Chá, Samba da Guariba e Deita na BR. No domingo, será a vez dos Menino de Ceilândia, Se Beber não Case e Maria vai Casoutras.

Esquema especial para o pré-carnaval em Brasília

Para manter a ordem e garantir a segurança dos foliões, a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social montou esquema especial com o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar.

Segundo a pasta, o maior evento do fim de semana será o Suvaco da Asa, com expectativa de receber 80 mil pessoas. Por esse motivo, o Eixo Monumental terá três faixas das Vias S1 e N1 interditadas pelo Detran, da Praça do Buriti à Funarte. Após às 15 horas, a N1 será fechada, e o trânsito desviado para a via contorno do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Também serão deslocadas nove viaturas dos bombeiros para atendimento no local.

Estão reservadas mais duas viaturas para cada um dos blocos: Esquenta mas não é Chá, Se Beber não Case e Maria vai Casoutras. Outras unidades podem ser encaminhadas conforme demanda. Policiais militares vão atuar em todos os locais de festa. O quantitativo não é informado por questão de segurança.

Proteção a crianças e adolescentes no carnaval

Foliões do bloco carnavalesco infantil Suvaquinho — que sairá no sábado (11), das 10 horas ao meio-dia, na Funarte — participarão de campanha de proteção de crianças e adolescentes no carnaval 2017. Iniciativa da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude visa orientar a população sobre venda de bebidas alcoólicas, trabalho infantil, exploração e violência sexual e desaparecimento de pessoas. O tema da campanha é Direito de ser Criança, Direito de Brincar o Carnaval.

Segundo a Secretaria de Cultura, 118 blocos comemoram o carnaval durante o mês. Somados a festas à fantasia, shows, encontros e concentração de desfiles são 190 eventos cadastrados — 105 no Plano Piloto e 85 em outras 21 regiões. A estimativa é receber 1,9 milhão de pessoas nestas festividades e 1,6 milhão nos quatro dias de carnaval, de sábado a terça-feira. No último fim de semana, mais de 5 mil foliões aproveitaram o pré-carnaval de Brasília.

Programação do pré-carnaval de Brasília

Sábado (11)
SuvaquinhoDas 10 horas ao meio-diaFunarte, Eixo Monumental
Suvaco da AsaDas 14 às 22 horasFunarte, Eixo Monumental
Vai com as ProfanasDas 15 às 23 horasSCS, Praça Central
Esquenta mas não é CháDas 16 às 22 horasAvenida Central, Riacho Fundo I
Samba da GuaribaDas 17 horas à meia-noiteEQNN 18/20, Via N2, Guariroba, Ceilândia
Deita na BRDas 19 horas de sábado às 6 horas de domingo (12)SCS, Quadra 2
Domingo (12)
Menino de CeilândiaDas 11 às 18 horasEQNM 1/3, Ceilândia
Se Beber não CaseDas 15 às 2 horasConcha Acústica, Orla do Lago
Maria vai CasoutrasDas 16 às 22 horasPraça dos Prazeres, 201 Norte

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

6 + 2 =

Mais lidas

Send this to a friend