No DF, Gama sofre corte e Asa Norte tem água ‘mais fraca’ nesta segunda

racionamento de água

É a 3ª vez em que o Gama fica sem água no esquema de ‘rodízio’. Água na Asa Norte vai ter redução na pressão por tempo indeterminado.

As medidas de restrição de água no Distrito Federal afetam o Gama e a Asa Norte nesta segunda-feira (30). Abastecido pelo reservatório do Descoberto, o Gama passa por racionamento e fica por pelo menos um dia sem água. Já a Asa Norte, abastecida pelo reservatório de Santa Maria, vai sofrer redução de pressão, com a água chegando “mais fraca” em torneiras e chuveiros dos imóveis do local.

Entenda

No Gama, o fluxo de água volta a ser normalizado a partir das 8h de terça (301) – e vai voltando, gradualmente, até o fim de quarta (1º). De quinta (2) a sábado (4), as torneiras funcionam normalmente mas, no domingo (5), deve haver novo corte. É a terceira vez em que a região passa por racionamento.

O “rodízio” afeta todas as regiões que são abastecidas pelo reservatório do Descoberto, o maior da capital (veja lista ao fim da reportagem). O corte no fornecimento está autorizado desde 10 de novembro, mas ainda não tinha sido implementado – e agora, não tem data prevista para terminar.

Na Asa Norte, não há data para suspensão da medida. Segundo a Caesb, a expectativa é de redução de 3% a 5% no consumo. Na quinta (2), quando a Asa Norte estiver “regulada”, as equipes passam a reduzir a pressão de Asa Sul, Noroeste e Sudoeste. No dia 6, o trabalho começa no Lago Norte, e no dia 9, no Lago Sul.

A redução de pressão no Jardim Botânico começa no dia 13, e no Paranoá, Itapoã e Setor de Mansões do Lago Norte, no dia 15. No dia 17, o cronograma termina com a inclusão do Setor de Oficinas (SOF) Sul e os condomínios do Park Sul.

Áreas poupadas

Segundo a a Caesb, algumas localidades do DF são abastecidas diretamente por reservatórios, e não sofreram a redução de pressão nesse primeiro momento. A lista inclui Cruzeiro, Octogonal, Setor de Indústria e Abastescimento, SCIA/Estrutural, Setor Militar Urbano, Varjão, Taquari e Jardins Mangueiral.

Nas regiões abastecidas pelo Descoberto, e que passam por racionamento desde o dia 16, a redução de pressão teve início em novembro. Naquele mês, as áreas abastecidas por sistemas isolados – Brazlândia, Sobradinho e Sobradinho II, Planaltina e São Sebastião – também tiveram a pressão da rede reduzida, e chegaram a passar por um curto racionamento.

Por G1 DF

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

dezenove − sete =

Mais lidas

Send this to a friend