Siga o Jornal de Brasília

Destaque

Homenagem ao Dia de Nossa Senhora Aparecida reúne 70 mil na Esplanada

Avatar

Publicado

em

Governador Rodrigo Rollemberg participou da procissão e recebeu a bênção durante tributo à santa padroeira do Brasil

GABRIELA MOLL
AGÊNCIA BRASÍLIA

 

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou, nesta quarta-feira (12), de homenagem ao Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida acompanhado da mãe, Teresa, da esposa, Márcia, e da secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar.

O governador Rollemberg, acompanhado da esposa, Márcia, da mãe Teresa, e da secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar, durante a procissão honra à santa padroeira do Brasil e de Brasília.
O governador Rollemberg acompanhado da esposa, Márcia, da mãe Teresa, e da secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar

A missa em honra à santa padroeira do Brasil e de Brasília ocorreu no gramado central da Esplanada dos Ministérios, próximo à Catedral Metropolitana, e foi presidida pelo arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Sergio da Rocha.

Após a cerimônia, os fiéis seguiram em procissão em louvor à santa. De acordo com a organização do evento, cerca de 70 mil participaram do cortejo, que se iniciou às 18h40 e teve como percurso o quadrilátero em frente à Catedral. Durante o rito, foram feitas três paradas para bênçãos: para os doentes, para os governantes e para as famílias.

Leia também:  Ibaneis sanciona criação da Universidade do Distrito Federal
A celebração foi presidida pelo arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Sergio da Rocha.
Dom Sergio da Rocha. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Rollemberg foi abençoado quando o cortejo passava pela Alameda das Bandeiras, próximo ao Congresso Nacional. “Mais uma vez foi uma missa emocionante e inspiradora”, definiu o governador. “Que Nossa Senhora continue protegendo toda a população de Brasília.” A cerimônia se encerrou por volta das 20 horas, quando os fiéis voltaram à Catedral depois do cortejo e receberam a benção final. O trânsito no local foi interrompido durante a celebração e começou a ser reaberto após a dispersão dos religiosos.

Festividade em louvor à santa padroeira

A imagem de Nossa Senhora Aparecida que é tradicionalmente levada em procissão pela Esplanada dos Ministérios está em Brasília desde 3 de maio de 1957 e foi usada na primeira missa na cidade. A festividade de 12 de outubro é organizada pela Arquidiocese de Brasília e tem o apoio de do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Distrito Federal.

Leia também:  Ibaneis sanciona criação da Universidade do Distrito Federal

A procissão de hoje dá início às celebrações do Ano Mariano — marco dos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo.

EDIÇÃO: PAULA OLIVEIRA

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *