Governo monta força-tarefa para atender a população atingida por temporal em Samambaia

Órgãos do Distrito Federal atuam na região desde a noite de quarta-feira (19). Rodrigo Rollemberg esteve no local para acompanhar o trabalho da Defesa Civil e dos bombeiros. Mais de mil casas foram danificadas

Cerca de mil casas em Samambaia Sul sofreram danos após chuvas e fortes ventos na madrugada desta quinta-feira (20). Segundo a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, foram registrados destelhamentos e quedas de estruturas, de postes e de árvores. Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas. Diversos órgãos governamentais trabalham no local para atender a população.

Após verificar os estragos, Rollemberg avaliou a atuação do governo como rápida e eficiente. “É importante alertar sobre a necessidade de as construções serem feitas de forma legal e adequada, para que tenham mais resistência em momentos como este”, acrescentou.O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, esteve nas áreas afetadas pouco depois do ocorrido. “É uma situação extremamente grave, e as cenas são impressionantes”, disse. Segundo ele, a destruição foi muito grande após chuva e vento muito fortes que atingiram a região. “Felizmente não temos notícias de vítimas graves.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


As chuvas começaram em torno de 20 horas de quarta-feira (19). As ocorrências se concentraram nas Quadras 419, 511, 315, 115 e 425, onde uma igreja desabou. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, três pessoas que estavam dentro do prédio sofreram escoriações pequenas. No total, 22 atendimentos emergenciais foram feitos, incluindo a duas pessoas que se feriram levemente. A corporação designou, ontem, 16 viaturas e cerca de 90 bombeiros para dar assistência aos moradores. A Polícia Militar também atuou na operação.

De acordo com a Companhia Energética de Brasília (CEB), 21.551 unidades consumidoras ficaram sem luz. Na QR 419, quadra mais afetada, cinco postes foram derrubados pela força dos ventos. Também há registro de mais postes e cabos de alta tensão danificados em outros pontos de Samambaia.

Funcionários da CEB trabalharam ao longo da noite de ontem e da madrugada de hoje. Foram remanejadas 32 equipes para atendimentos emergenciais e para a reconstrução das redes danificadas. Cerca de 6 mil casas em Samambaia estão sem energia.

Equipes do Corpo do Bombeiros e da Defesa Civil trabalham em ocorrências desde a madrugada.
Equipes do Corpo do Bombeiros e da Defesa Civil trabalham em ocorrências desde a madrugada. Foto: Agência Brasília

Outros órgãos estão no local atingido pelas chuvas para prestar serviço à comunidade. A Defesa Civil montou uma tenda na QR 115, em frente à Creche Ipê Roxo, para atender os moradores. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) enviou cinco equipes na manhã desta quinta-feira para efetuar a poda de árvores e desobstruir as vias. A Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos fará o levantamento das famílias que precisam de auxílio.

Na manhã de hoje, representantes da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, da Secretaria do Trabalho, da Secretaria das Cidades, do Serviço de Limpeza Urbana, da Novacap e da Administração Regional de Samambaia estão reunidos para elaborar plano integrado de atendimento das vítimas e de atuação nas áreas atingidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

quatro × 3 =

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Send this to a friend